segunda-feira, 18 de abril de 2011

São Luiz é comprado por R$ 2,2 milhões

Após vários meses de negociações, o Governo do Estado e a família Severiano Ribeiro chegaram a um acordo sobre a venda do Cine São Luiz, no Centro de Fortaleza

Ainda não foi definido o destino do cinema, mas sabe-se que será dedicado a iniciativas voltadas para a cultura: dois projetos arquitetônicos estão sendo analisados
Fogos! Alegria! Salve! Os cearenses já podem comemorar! Não existe mais perigo do Cine São Luiz se transformar em templo religioso, shopping center ou simplesmente ser demolido, como aconteceu com todos os outros belos cinemas que adornavam o Centro da cidade de Fortaleza.

Por R$ 2,2 milhões, o prédio do Cine São Luiz foi vendido, pelo Grupo Severiano Ribeiro, ao Governo do Estado do Ceará, após longos oito meses de negociações. "Acabamos de adquirir o cinema, o negócio está fechado, martelo batido", garantiu o deputado estadual Professor Pinheiro, que foi nomeado para o cargo de secretário da Cultura e, em seguida, afastado, para assumir a vaga de deputado estadual para a qual foi eleito nas eleições de outubro de 2010.

"Na quarta-feira passada, dia 13, uma das pautas com o governador Cid Gomes foi a liberação do MAP (Monitoramento das Ações Prioritárias) da compra do São Luiz, para que possamos efetuar o pagamento. Isso deve acontecer até o final dessa semana", completou Pinheiro.

Desde quando as negociações para compra e venda do Cine São Luiz começaram, em agosto de 2010, ocasião em que estiveram em Fortaleza, reunidos com o então secretário da Cultura, Auto Filho, dois legítimos representantes do clã Severiano Ribeiro, Beatriz Severiano Ribeiro e Luiz Henrique Severiano Ribeiro Baez, o Diário do Nordeste vem acompanhando o desenrolar dessa história que, graças, teve final feliz.

Em nossa mais recente visita ao São Luiz, em fevereiro de 2011, adentramos as dependências do prédio histórico, fundado em 1958, tombado desde 1991, e que, durante todo esse período de indefinição, esteve fechado. Naquele momento, em que reportamos os danos causados pelas chuvas, originados pela simples falta de manutenção na calha, ficou clara a urgência no desfecho da negociação.

De acordo com a secretária de Cultura interina, Maninha Morais, toda a negociação foi feita através da Casa Civil. "O cinema foi comprado, o dinheiro está na conta, mas todo esse processo aconteceu através do gabinete do governador, a secretaria da Cultura é responsável somente para intermediar o pagamento".

Agora sim!
"Ninguém se conformava com aquele letreiro da fachada, tão característico e tradicional, sem as letras vermelhas anunciando o filme do dia. Agora, com essa compra, vamos ver se o destino desse cinema muda de rumo. Aqui na Praça está todo mundo feliz e esperançoso com o que vai acontecer", diz seu Francisco das Chagas, 77 anos, e quase isso de Praça do Ferreira.

Maninha Morais adiantou que as obras de restauro serão iniciadas imediatamente após o pagamento. "Está tudo certo, o contrato está na Procuradoria do Estado e, de lá, virá para a Secretaria da Cultura para empenhar e pagar, a questão, agora, é só burocrática. Aquele prédio está no coração da cidade, teremos a secretaria funcionando lá, o projeto da Secitece também e agora vamos analisar as duas propostas que foram elaboradas para o São Luiz, uma de Fausto Nilo e outra de Pepe (arquitetos). São trabalhos maravilhosos e será feito imediatamente. Já foi autorizado", garante Maninha.

De acordo com o Professor Pinheiro, a mudança da Secult para o prédio no qual está localizado o Cine São Luiz deve acontecer já no próximo mês - atualmente funciona no Cambeba. "Estamos terminando o restauro e, nesse momento, construindo dois elevadores e uma escada de incêndio externa ao prédio. Mas falta pouco", acrescentou o deputado.

Família
O superintendente de Patrimônio do Grupo Severiano Ribeiro, Luiz Henrique Baez, disse que, desde o início das negociações, não foram colocadas quaisquer barreiras para a realização da venda. Ele ressaltou, ainda, que o cinema está sendo entregue totalmente preservado - "a duras penas".

Luiz Henrique revelou que espera apenas ser acionado pelo Governo do Estado para que venha até Fortaleza e assine a documentação que oficializa a transação. "Estamos muito felizes com a venda porque temos a certeza de que o local, que tem um valor emotivo inestimável para nós, terá um destino ligado a projetos culturais. Nem precisamos fazer nenhuma exigência neste sentido", declarou.

Segundo o superintendente, o Grupo Severiano Ribeiro disponibilizou um engenheiro próprio, especializado na recuperação de cinemas pelo Brasil, para atuar na restauração do Cine São Luiz, caso seja da vontade da Secult. "Sem nenhum custo", garantiu ele.

O Grupo também já repassou para o Estado um filme feito na inauguração do cinema, com tomadas aéreas da Capital e uma fala do fundador da empresa, Luiz Severiano Ribeiro, na qual fala da gratidão aos cearenses e que se sentirá recompensando, se o povo fizer do local a sua "segunda casa". Bem, agora, sem o risco de fechar as portas, fica mais fácil sentir-se em casa no velho e bom Cine São Luiz.

NATERCIA ROCHA /FILIPE PALÁCIO
REPÓRTER E REDATOR

Nenhum comentário: