quinta-feira, 7 de abril de 2011

Panorama pessoal

A partir de hoje, o Espaço Cultural Correios exibe uma exposição com obras produzidas pelo artista plástico Vando Figueirêdo nos últimos 10 anos


Comemorando 23 anos de carreira, o artista plástico cearense Vando Figueirêdo abre, hoje, a partir das 19 horas, no Espaço Cultural Correios, no Centro, a exposição "Panorâmica". Serão, ao todo, cerca de 30 trabalhos que representam um apanhado da produção do artista nos últimos 10 anos. "Panorâmica" abre para visitação amanhã e permanece em cartaz até o dia 21 de maio.

Para representar este panorama, o curador Dante Diniz selecionou os trabalhos de pintura sobre telas e pinturas sobre papel em séries. Já as gravuras foram escolhidos por técnica.

Entre as pinturas sobre tela, estarão expostos exemplares das séries "Urbanas" (em que o artista aborda motivos extraídos do cotidiano e temas histórico, sociais e culturais captados através de pesquisas diversas); "Rupestre" (na qual a fonte inspiradora são as pinturas rupestres existentes em vários sítios do planeta, inclusive o da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, no Piauí); "Esboços e citações" (cujas telas dessa têm como foco os grandes mestres da pintura); "A costela" (aqui Vando trabalha com o emprego acentuado de colagens); e "Diamantes" (que concentra as obras mais recentes produzidas pelo artista, que tem como diferencial a não utilização de tintas, pois as obras são criadas através de colagens com recortes manuais de revistas).


Já entre as pinturas sobre papel, Dante Diniz selecionou obras das séries "Recortes de Portugal" (trabalhos realizados em aquarela, com motivos de paisagens vistas por Vando em suas viagens por terras lusitanas) e "Natalinas" (produzidas em aquarela sobre papel com temas variados, o artista justifica o título uma vez que essa produção deu-se durante o mês de dezembro de 2010). A mostra inclui, ainda, gravuras com temáticas rupestres, apresentadas por meio de técnicas como xilogravura e gravura em metal, além de serigrafia.

Vando afirma que a seleção dos trabalhos foi difícil, tendo em vista sua intensa produção. "Sou muito disciplinado e mantenho uma média 300 obras por ano. E olha que venho diminuindo o ritmo por conta das viagens", diz. Em julho do ano passado, ele participou de um workshop na Dinamarca. Para julho deste ano, estão previstas exposições na Itália e Portugal. "Tenho rodado o mundo divulgando minha arte".

FIQUE POR DENTRO
 Vando Figueirêdo
O artista nasceu em Fortaleza, em 1952, e iniciou sua carreira, em 1988, na 8ª Unifor Plástica, classificando, na época, 5 obras. É diplomado em desenho e pintura, através de curso ministrado pelo mestre Raul de La Nuez, licenciado pelo Instituto Superior de Arte de Havana-Cuba. Desenhista, pintor, gravurista e escultor, professor de artes, já lecionou em instituições como a Universidade Federal do Ceará (UFC) e Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura. A carreira de Vando abrange mais de uma centena de exposições, no Brasil e Exterior. Algumas de suas obras fazem parte dos acervos de vários museus.

MAIS INFORMAÇÕES
 Panorâmica - Exposição individual de Vando Figueirêdo, no Espaço Cultural Correios (Rua Senador Alencar, 38, Centro). Visitação de 8/4 a 21/5, de segunda a sexta, de 8h às 17h, e, aos sábados, de 8h às 12h.
Contato: (85) 3255.7260

FILIPE PALÁCIO 
REDATOR

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: