quinta-feira, 7 de abril de 2011

Nordeste é abraçado em livro pelo poeta Pedro Sampaio

Por Eduardo Galdino
Especial para O Estado

Circunavegar pelo mundo da cultura popular é um dos maiores ofícios do poeta, radialista e repórter cearense Pedro Sampaio, que, recentemente, lançou um livro com 298 páginas, no Centro Educacional Evandro Ayres de Moura, no Conjunto Ceará, em Fortaleza. Obra esta, que reúne poesias reflexivas e comemorativas que retratam as datas temáticas do ano, além de poemas regionalistas desenvolvidos a partir de “motes” criados por ele e sugeridos por amigos que comungam da mesma verve literária.

Foto: Divulgação
Pelo título “Minha Nordestinidade Abraçando a Poesia” percebe-se que o autor versa sobre o sertão e as intempéries enfrentadas pelos sertanejos. É através de sonetos embutidos na dileta obra, que Pedro Sampaio exprime o sentimento (inquestionável) que tem pela sua família e, o incentivo e contribuição que lhe oferecem, no desenrolar de seus variados projetos de vida.

Parece que Pedro Sampaio se inspirou no saudoso poeta José Alcides Pinto que definiu no livro “O Ceará Sempre Escutará”, de Almir Gomes de Castro, que a poesia é um teste de sensibilidade e vocação artística. Esse exercício faz parte do dia-a-dia do referido poeta, que por meio de sua câmera digital, busca captar o que há de mais belo na Terra da Luz e nos municípios do Nordeste que costuma visitar, quando o tempo lhe permite.

Não só o sertanejo é um forte, como dizia o fluminense Euclides da Cunha. Pedro Sampaio também! Seu dom e talento congênitos nos levam a mergulhar cada vez mais, no cenário de rimas e versos livres que consubstanciam temas sociais, políticos e religiosos, bem como, o amor ao Conjunto Ceará, Fortaleza e sua admiração pelo Nordeste, região brasileira que dispensa comentários.

Os sentimentos expostos nos poemas de Pedro Sampaio incentivam-nos a fazer um passeio pelo imenso arquivo dos poetas Fernando Pessoa e Carlos Drummond de Andrade. Que o diga o também poeta e trovador cearense Orlando Queiroz, um dos adidos culturais da terra de Iracema, que assina o texto de apresentação de “Minha Nordestinidade Abraçando a Poesia”.

Pedro Sampaio é um bardo que tem arte e habilidade no fazer poético. Os seus contos registram a oralidade do povo do sertão, que passa de geração em geração, através dos grandes contadores de histórias. O traço do autor reflete a manifestação e o pensamento do sertanejo – ninguém melhor para afirmar, do que o poeta de Quixadá, Arievaldo Viana, considerado hoje, um dos maiores cordelistas da nova geração.

Está certo o escritor e padre Tula quando diz em apreciação ao livro, que o poeta é aquele que sabe tomar para si toda a beleza do criador e da criatura. Pedro Sampaio é, na verdade, isso, e muito mais... É um Gonzagueando, ou seja, conhecedor, pesquisador e seguidor da bibliografia do famoso e inesquecível Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Agora, pode-se afirmar: leitores respeitem Pedro Sampaio, fazendo, claro, alusão, a letra “Respeita Januário” que o seu Luiz, Lua Gonzaga fez em parceria com o exímio e memorável compositor Humberto Teixeira.

Fonte: O Estado



Fonte Vídeo: Blog Jones Cavalcante

Nenhum comentário: