quarta-feira, 13 de abril de 2011

A lítero-poesia de Carlinhos

O multimídia artista cearense Carlinhos Perdigão realiza mais uma de suas criativas performances com o espetáculo "Poemário Musical", que acontece hoje, a partir de meio-dia, no Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza

Na apresentação de hoje, Carlinhos Perdigão explorará didática, poética e musicalmente a palavra, cantando-a e realizando performances literárias, além de interagir com o público
O irrequieto baterista, poeta, compositor, professor, escritor e também intérprete de suas canções autorais, Carlinhos Perdigão realiza mais uma de suas performances criativas, apresentando o espetáculo lítero-melódico "Poemário Musical", hoje, ao meio-dia no palco do teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza, que fica na Rua Floriano Peixoto, 941, no coração da nossa cidade. Como acontece em todas as atrações do CCBN, o acesso ao público é gratuito.

Sobre sua exibição, hoje, no Centro Cultural Banco do Nordeste o instrumetista-poeta-professor cearense explica que, "explorará didática, poética e musicalmente a palavra, cantando-a, realizando performances literárias, inclusive interagindo com o público presente, e, sobretudo, contextualizando-a dentro da música pop brasileira moderna". No palco, Carlinhos Perdigão, que tocará bateria, terá também como coadjuvantes os instrumentistas Marcelo Justa no violão, guitarra e voz e Edmundo Júnior no contrabaixo.

Na perspectiva da sintonia da melodia com a palavra, o artista cearense acrescenta que, "deste modo, em torno de toda essa contextura, tem-se como certo que a música feita em nosso país alimenta-se fortemente da literatura poética. E este é o principal mote do espetáculo ´Poemário Musical´, que deseja unir os belos universos poéticos e musicais ao tocar composições estruturadas através das poesias presentes no meu primeiro livro publicado, ´Fragmentos: poemas e ensaios´".

Parcerias
O repertório das canções que ilustram o Poemário Musical é todo autoral e de compositores cearenses. Todas são criações de Carlinhos Perdigão, assinadas com parceiros amigos. "São canções que fiz com camaradas que atuam comigo, o Níguer, o Júnior Boca, o Cleison Mattza e, principalmente o Marcelo Justa. Nelas, tento esboçar que toda linguagem tem seu quê de poesia. Mas a poesia é onde o ´quê´ da linguagem está mais em pauta. A poesia brinca com a linguagem. Chama atenção para as possibilidades de sentido. Explora coincidências sonoras entre palavras", explica.

Aprofundando mais ainda a temática do "Poemário Musical" e também se valendo de seu conhecimento de professor, Carlinhos Perdigão esclarece que, "ocorre que a palavra ´poesia´ abrange sentidos que vão além da linguagem verbal, oral ou escrita. Ela também se refere a um universo muito mais amplo e menos exclusivo que o do livro e da leitura. É o lado além-livro da poesia, que se relaciona com o universo da cultura musical, por exemplo. Portanto, na sua face de arte da palavra, a poesia está fortemente presente nas letras da música popular, seja de que gênero for".

Músico autodidata, Carlinhos Perdigão toca bateria e percussão. Possui experiências em shows por todo o Ceará e também nas cidades do Rio de Janeiro, São Luís, Natal, João Pessoa, Campina Grande, Brasília e Teresina. Já atuou com Manassés (que fez um participação especial no show "Bateria Brasileira"), Lúcia Meneses, Tino Freitas, André Lopez, Isaac Cândido, Kazane, Kelly Patrícia, Ricardo Black, Téti, Ródger Rogério, Dílson Pinheiro,Carlos Dantas, Glaypson Façanha, Marta Aurélia, Lúcio Ricardo, com o guitarrista e blues-man mineiro Alexandre Araújo e com o gaitista Jéfferson Gonçalves, ex-integrante da banda carioca Baseado em Blues.

Participou da gravação dos CDs "Estrelas Anãs" e "Rupestre" de André Lopez; "Inverno e Verão", de Tino Freitas; "Passos no Silêncio" e "Ët Verbum", de K. Patrícia; "Blues Ceará", tocando com a Sub-Blues, "Meu Tesouro", do grupo Grão de Trigo, "Receita Caseira", de Carlos Dantas e Glapson Façanha, "Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga/2004" e "Blacksploitation", tocando com a banda Blues Label.

Mentor dos projetos Bateria Brasileira e Bateria Brasileira - Versão Nordeste, já se apresentou com estes projetos no palco principal do Teatro José de Alencar, no Circuito Cultural do Banco do Brasil - etapa de 2003; no Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, em 2001 e em 2004; no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura em dois momentos diferentes: no seu teatro, em janeiro de 2002, e depois no seu auditório.

Entre 2001 e 2004, foi também baterista da Blues Label. Com essa banda, tocou no Projeto Cultura Musical do Centro Cultural do Banco do Nordeste, na Feira da Música e no Dragão Jazz, todos em 2002; no Domingo Acústico do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em uma temporada em agosto de 2003; no Festival Ceará Music/2003; no Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga/2004; no Projeto Black Night do Cine Benfica em 2004; e em todas as edições do Ceará Blues Session, realizadas no anfiteatro do Centro Dragão do Mar, no Bar Hitz-Café, no The Wall Bar e na Opção Futuro.

Carlinhos Perdigão é endorsee (uma espécie de patrocínio) da Octagon, uma empresa nacional de pratos para bateria. Com a banda Led Zeppelin-Blues, já se apresentou no Festival Ceará Music 2005, no Projeto Bexiga Rock, no Hey Ho Rock Bar, no Bar Maria Bonita, no Centro Cultural do Banco do Nordeste, na Mostra SESC da música cearense realizada em maio de 2006 em Juazeiro do Norte, e numa temporada de quatro espetáculos no auditório e no teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

É igualmente mentor dos projetos "Cream: Tributo a Eric Clapton", do "Poesia, Blues e Rock and Roll", um projeto didático que reúne música, performances teatrais e vídeos-textos, e do "Meu Canto", um trabalho com composições de Perdigão, em que ele dá a sua visão do blues-rock cearense nos últimos 25 anos. Também integra a banda Jardim Suspenso que toca covers de Rita Lee.

PROGRAMA

Poemário Musical
Sangue - Marcelo Justa, Carlinhos Perdigão
Sabe - Níguer, Carlinhos Perdigão
Punhal de defesa - Júnior Boca, Carlinhos Perdigão
Solidão - Cleison Mattza, Carlinhos Perdigão
Tenho um amor - Marcelo Justa, Carlinhos Perdigão
Somos tons? - Marcelo Justa, Carlinhos Perdigão
Andanças - Marcelo Justa, Carlinhos Perdigão
A noite - Marcelo Justa, Carlinhos Perdigão
Meu canto - Marcelo Justa, Carlinhos Perdigão
E agora? - Marcelo Justa, Carlinhos Perdigão

MAIS INFORMAÇÕES
Show Poemário Musical, hoje, ao meio-dia, no Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Floriano Peixoto, 941, Centro). Grátis. Contato: (85) 3464.3108

NELSON AUGUSTO
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: