domingo, 24 de abril de 2011

Comissão do Centenário de Juazeiro vai publicar livros

No total, serão publicados 20 livros, entre reedições e estudos científicos inéditos sobre Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte. Lançamentos, relançamentos, teses de mestrado e doutorado, artigos científicos. Tudo isto à luz dos 100 anos de Juazeiro do Norte e da participação do Padre Cícero. Essa história fará parte de um evento memorável para marcar o centenário. Serão lançados em uma só noite de autógrafos 20 livros, entre reedições e textos científicos inéditos. Todo o material será distribuído gratuitamente. O apoio financeiro é do Banco do Nordeste. Serão impressos um total de mil livros de cada edição.

Todo o trabalho de distribuição será coordenado de forma estratégica. Haverá o lançamento pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Prefeitura local de um dos livros importantes para compreender melhor o Padre Cícero, escrito pelo padre Azarias Sobreira, com o título "Padre Cícero - O Patriarca de Juazeiro".

Debate
Segundo o presidente da Comissão do Centenário, Geraldo Menezes Barbosa, a meta era chegar à marca dos 100 livros, um para cada ano de existência de Juazeiro. Mas houve uma redução no número de publicações a serem lançadas, e finalmente chegou-se aos 20 livros.

Presidente da comissão do Centenário, Geraldo Barbosa, pretendia inicialmente publicar 100 livros, um para cada ano de existência da cidade do Padre Cícero
FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS
A comissão fez a escolha do material após debates seguidos. A finalidade foi englobar as diversas áreas do conhecimento, para garantir um material diversificado no contexto histórico, social e cultural, além da marcante presença da religiosidade popular da cidade.

O lançamento está marcado para o dia 20 de julho, há dois dias da festa centenária da cidade. Cada autor irá receber uma porcentagem do material, mas a distribuição irá ocorrer, principalmente, em instituições de ensino e entidades representativas. Mais dois livros estão dentro da Coleção Padre Cícero e o Milagre de Juazeiro, com a publicação inédita de documentos que se encontravam no arquivo da Diocese, sobre Juazeiro e o sacerdote. Dois volumes, cada um com cerca de 600 páginas, estarão prontos em maio, mas o lançamento ocorrerá em julho.

São mais de 2 mil documentos inéditos, entre telegramas, cartas e fotografias que estarão disponibilizadas também na internet. Junto com a coleção "Padre Cícero Romão Baptista e os Fatos de Joaseiro", será produzido um documentário sobre a produção dos dois volumes, a ser lançado em DVD, com depoimentos de pesquisadores que também vão fazer parte dos livros, com artigos específicos. O lançamento deve acontecer também no dia 20 de julho.

O projeto tem a coordenação do padre Francisco Roserlândio de Souza e até o mês de maio deve estar com os dois volumes prontos para serem levados à gráfica. Serão mil unidades. São cerca de 600 páginas em cada volume. O primeiro deles teve a coordenação do historiador e estudioso dos fatos de Juazeiro, professor Renato Casimiro, e o segundo da antropóloga, socióloga e escritora, professora Luitgarde Barros.

Para Luitgar de Barros, os trabalhos publicados hoje servirão para pensar Juazeiro daqui a 100 anos
Seleção
Todo o trabalho para escolha do material que irá compor as 20 publicações foi criteriosamente debatido entre os integrantes da Comissão do Centenário, que tem, inclusive, a participação de pesquisadores e intelectuais, também parte desse processo de registro histórico da cidade. Um deles é o escritor Raimundo Araújo, com o livro "Rostos de Juazeiro".

O volume de propostas antes do processo de escolha era muito maior, conforme o presidente da Comissão, mas os recursos não estiveram disponíveis para todos. Inclusive um deles, "O Patriarca de Juazeiro", do padre Azarias Sobreira, entrará no rol das publicações pela sua importância, mas com o financiamento da Prefeitura e UFC.

Os livros estão na história da cidade. São centenas hoje para falar do Padre Cícero, de um Município que cresce num ritmo acelerado. Um Nordeste que incorporou a cultura da região, por onde passam romeiros de todos os nove Estados da nação nordestina. A maioria desses livros trata de entender o fenômeno religioso e o processo de crescimento de uma cidade. São dez décadas de desenrolar de uma história, que parece não ter fim. Que fez com que escritores e pesquisadores buscassem nos detalhes entender o fio condutor do processo.

Para o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, José Carlos dos Santos, a seleção dos livros buscou contemplar os aspectos histórico, político, religioso, cultural, antropológico e social da cidade e da região. Livros que mostram desde a participação das mulheres nesse processo histórico, a exemplo das beatas que conviviam com o Padre Cícero, às relações de trabalho nas instituições públicas, no seu sentido subjetivo. Essa abordagem foi feita pelo secretário e estará presente nas publicações.


CELEBRAÇÃO
20
Livros serão publicados pelas comemorações do centenário de Juazeiro. O objetivo da iniciativa é englobar as diversas áreas do conhecimento, para garantir um material diversificado.


DOCUMENTOS
Acervo traz material de alta qualidade

Juazeiro do Norte.
A coleção relacionada ao Padre Cícero e os milagres de Juazeiro é, para a escritora Luitgarde Barros, o material mais importante dessas novas publicações. Os livros contarão a história da cidade, trazendo um material de alta qualidade, com escritos e relevante acervo iconográfico.

O projeto tem a coordenação do padre Roserlândio de Souza. Para melhor organização do material, ele convidou dois escritores e pesquisadores da história de Juazeiro, Luitgarde Barros e Renato Casimiro. A equipe iniciou o trabalho com as primeiras reuniões na Capital.

A vinda para Juazeiro aconteceu no início deste ano, com a finalidade de conhecer "in loco" o material. Foi realizada uma revisão paleográfica das cartas e telegramas do Padre Cícero, e a partir deles foram divididos os assuntos mais recorrentes.

Todo o material foi estudado minuciosamente por cada pesquisador. Eles vão enfocar assuntos específicos. O segundo volume, segundo a coordenadora dos trabalhos, é uma coletânea. "Tem telegramas que consideramos importantes para incluir no livro", diz. Assuntos relacionados, por exemplo, à guerra de 1914 e outros pontos históricos serão enfocados.

Os documentos primários para o segundo volume estão relacionados à questão da independência de Juazeiro. O primeiro volume já estará mais restrito ao milagre de Juazeiro, protagonizado pela beata Maria de Araújo e o Padre Cícero, e todo o processo que transcorreu a partir desse fato.

A escritora destaca a importância do lançamento desse trabalho, ressaltando o primeiro centenário de Juazeiro do Norte. "A cidade já conta nesses 100 anos com um número grande de universidades e tem a obrigação de registrar esse pensamento, visando não só o estudo do Juazeiro do Norte no próximo século, como uma revisão do segundo centenário", opina.

Esta será, conforme Luitgarde Barros, a produção de Juazeiro até o ano de 2011. "As gerações futuras também terão oportunidade de contar com um documentário de Juazeiro, com comentários de pensadores sobre o primeiro centenário de autonomia da cidade".

A professora Luitgarde, segundo o padre Roserlândio, tem uma visão abrangente do processo político que se deu em Juazeiro do Norte. Uma das grandes pesquisadoras da história de Juazeiro, Luitgarde escreveu o livro "Juazeiro do Padre Cícero - A Terra da Mãe de Deus", com segunda edição, revisada e ampliada, lançada no ano de 2008.

Os documentos a serem publicados, em sua integralidade, são referentes a manuscritos do Padre Cícero e outros protagonistas da história da cidade. Envolvem o período de 1889 até 1937. O projeto foi lançado no ano de 2009, por meio de parceria entre o Sesc, Senac, Fundação Waldemar Alcântara, Prefeitura de Juazeiro do Norte e Fundação Padre Ibiapina.

O presidente da Comissão do Centenário, Geraldo Barbosa, afirma que serão livros de ata, por registrarem todos os fatos relacionados aos 100 anos da cidade. Mas ressalta o alto nível de importância de todos os livros que serão relançados, que traduzem a história da cidade e todo o seu processo de formação, trazendo à tona os fenômenos místicos. Uma forma de mostrar a diferença de Juazeiro no contexto das cidades do Brasil.

Na lista de reedições, estão "Joaseiro do Cariry", de Joaquim Marques Alencar Peixoto; "Mistérios do Joaseiro", de Manoel Pereira Dinis; "Joazeiro do Pe. Cícero e a Revolução de 1914", de Irineu Nogueira Pinheiro; "Padre Cícero, Pessoas, Fotos e Fatos", de Walter de Menezes Barbosa; "Padre Cícero e Juazeiro - Textos Reunidos, volume I", de Néri Feitosa.

De inéditos, serão lançados "Memórias de Um Romeiro", de Fausto da Costa Guimarães; "Odílio Figueiredo: Um Juazeirense de Expressão", de Odílio Figueiredo Filho; "Rostos do Juazeiro", de Raimundo Araújo; "De D. Bosco a Pe. Cícero: A Saga do Escultor Agostinho Balmes Odísio", de Vera Odísio Siqueira. Além destes, serão publicados trabalhos acadêmicos inéditos sobre aspectos de Juazeiro e do Padre Cícero.

Elizângela Santos
Repórter

O Diário do Nordeste de hoje,24 de abril de 2011 trás uma série de matérias relacionadas a 100 anos de Juazeiro do Norte e do Pe. Cicero.

Confira os links:
- Pesquisa revela bilhetes entre devotos e ´Padim´
- Do pároco de vila a ´santo´ do Nordeste

Nenhum comentário: