sexta-feira, 1 de abril de 2011

Coleção Outras Histórias lança novo livro de Ismael Pordeus

"Escritos sobre Antônio Conselheiro e a Matriz de Quixeramobim", de Ismael Pordeus, traz três séries documentais com preciosidades sobre a vida do líder de Canudos. Lançamento 06 de abril, 17h30, no Museu do Ceará.


A Associação de Amigos do Museu do Ceará - ASMUSCE é uma entidade de direito privado, sem fins econômicos, fundada em 28/8/1996, na cidade de Fortaleza, com o objetivo de auxiliar o Museu do Ceará a captar recursos para a execução da sua missão institucional: promover a reflexão crítica sobre a História do Ceará, por meio de programas integrados de aquisição e conservação de acervos, pesquisas museológicas, exposições, cursos, publicações e práticas pedagógicas.

Desde 2001, a ASMUSCE edita a Coleção Outras Histórias, que hoje conta com 65 volumes. Por esse trabalho, recebeu o Prêmio Rodrigo Franco Melo de Andrade, na Categoria Divulgação do Patrimônio Cultural Brasileiro, conferido em 2007 pelo IPHAN e o Prêmio Manoel Coelho Raposo, do Edital para o Autor(a) Cearense, da Secretaria da Cultura do Estado, na categoria Selo Editoral.

A intenção da Coleção Outras Histórias é divulgar a produção acadêmica das ciências humanas, em linguagem e preço acessível, mas sem a perda do rigor. Este material, muito procurado pelas escolas e universidades do Ceará, subsidia ainda as diferentes atividades produzidas pelo Museu do Ceará, dentro do seu projeto educativo, que envolve pesquisas para as exposições de curta e longa duração, visitas orientadas, produção de materiais didáticos e oficinas.

O perfil editorial da Coleção Outras Histórias prima por uma multiplicidade de abordagens e objetos de investigação, a partir de três núcleos temáticos: 1) estudos de cultura material, especialmente direcionados para o acervo da instituição (Museu do Ceará); 2) pesquisas no âmbito do conhecimento histórico ou áreas afins, relevantes para a compreensão do referido acervo e da História do Ceará; 3) publicação comentada de documentos inéditos, de modo a promover a divulgação de vestígios e testemunhos que possam servir de subsídio para trabalhos futuros.


Considerando esse perfil editorial, a ASMUSCE lança Escritos sobre Antônio Conselheiro e a Matriz de Quixeramobim, de Ismael Pordeus (Prefácio de Ana Maria Roland), que traz três séries documentais: A verdadeira idade de Antônio Conselheiro, texto inédito em livro (sem data); Antônio Conselheiro não é matricida (1949), Antônio Dias Ferreira e a matriz de Quixeramobim (1955), compostos por vários artigos publicados individualmente no jornal O Nordeste e reunidos agora pela primeira vez.

Esses documentos encontram-se na reserva técnica do Museu do Ceará. Além de homenagear um dos mais importantes historiadores cearenses, divulgando a sua obra, a ASMUSCE tem por objetivo apresentar também, para o grande público, parte do acervo do Museu que não está nas salas de exposição.

Lançamento do livro "Escritos sobre Antônio Conselheiro e a Matriz de Quixeramobim", de Ismael Pordeus
dia 06/04 (qua), às 17h30
no Museu do Ceará (Rua São Paulo, 51 - Centro de Fortaleza)
entrada franca
valor do livro: r$10
info: (85)3101-2609 3101-2610

Nenhum comentário: