terça-feira, 12 de abril de 2011

Chico Anysio recebe homenagem com humor

O Dia do Humorista há oito anos homenageia Chico Anysio. Desta vez, uma semana de atividades e risadas. A programação inclui ainda o Dia da Sogra (28)
Apresentação do Dia do Humorista na Praça do Ferreira, em 2010 (DIVULGAÇÃO)
Jader Soares bateu mais uma vez o pé na parede, a rede ia e vinha, e as ideias também. Lembrou do Dia da Sogra, não se sabe bem porquê, e lembrou também que a própria profissão estava esquecida quanto ao mérito. Levantou-se dali e sentou-se na mesa do computador. Redigiu um ofício, convocou os colegas e logo estavam todos discutindo quando seria instituído o Dia do Humorista. “Quem não pode ir confirmou a escolha por telefone”. O Dia homenagearia Chico Anysio, que já dava nome ao Teatro onde ficava o escritório: 12 de abril, portanto, aniversário de um dos mais bem sucedidos humoristas brasileiros.

Esse já é o oitavo ano que a Associação do Humoristas, da qual Jader é presidente, organiza a semana. Serão sete dias, de hoje ao dia 18, de muita risada. Hoje a brincadeira começa na Praça do Ferreira, às 16 horas, com mais de 40 humoristas se revezando até as 21 horas (a programação também faz parte das comemorações aos 285 anos de Fortaleza). Na quarta-feira (13) em diante eles fazem graça nas outras regionais, da I à IV. Desta vez, apenas cinco apresentações, e mais tempo para desenvolver o show (todos começam às 19 horas e seguem até as 22 horas).

Dia 28 – o tal Dia da Sogra – também entra na programação: no Teatro Chico Anysio, do qual Jader é diretor, 10 humoristas contarão apenas piadas sobre a sogra. “Nós não exigimos, mas orientamos que de que as pessoas tenham cuidado, é um espaço aberto, espaço público”, detalha Jader sobre piadas a serem contatas ao longo do evento. As tais orientações tomaram lugar nos encontros da Associação, toda segunda-feira, no teatro Chico Anysio, de já 20 anos. Os galanteios, portanto, durante a semana, levariam em conta as crianças, os idosos, as diversas crenças etc., presentes na plateia. “Mas não é uma obrigação”, ressalta o presidente.

O Teatro Chico Anysio, onde funciona o Escritório do Riso, no Benfica, é um dos polos agregador de humoristas, segundo Jader Soares, que interpreta o Zebrinha. “É lá que se reúne a produção para escolher os humoristas que vão pro Show do Tom (Record), pra Rede Globo”. Ainda este ano, prevê Jader, será inaugurado o museu do Humor Cearense, em julho. (Júlia Lopes)


SERVIÇO


DIA DO HUMORISTA
Onde: abertura hoje na Praça do Ferreira, às 16 h. Evento segue em outros bairros
Quanto: Acesso livre
Mais informações: (85) 3255 8300


PROGRAMAÇÃO

Hoje (12)
Praça do Ferreira, Centro
De 16h às 21h

Amanhã (13)
Praça Valdir Campos – Conjunto Polar
De 19h às 22h

Quinta-feira (14)
Praça do Mirante
De 19h às 22h

Sexta-feira (15)
Praça do Bairro João XXIII
De 19h às 22h

Sábado (16)
Praça do Jardim América
De 19h às 22h

Domingo (17)
Campo do Jonnathan (Tv. Álvaro Chaves, 300, Mundubim Sul)
De 19h às 22h

Segunda-feira (18)
Quadra do Conjunto Rosa Luxemburgo
De 19h às 22h

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: