quinta-feira, 14 de abril de 2011

Chico Anysio – 80 anos, 15 filmes

Um dos maiores cearenses faz 80 anos.  Inigualável na arte de fazer rir com sua galeria de personagens marcantes, Chico Anyo recebe a saudação de toda a imprensa do País e dos cearenses. A televisão foi a sua principal casa de espetáculos, seguida do teatro. Levado pela curiosidade, constato que o grande Chico escreveu 18 enredos de filmes, só participou de 15, sendo um deles emprestando a voz ao velhinho Carl Fridicksen, de Up! Altas Aventuras


Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho – de Maranguape desde 12 de abril de 1931. Humorista, escritor, pintor e… cearense da gema. Começou na extinta TV Ceará e está na Rede Globo há 43 anos. Grande como Chico, só o seu humor único, refinado e criativo.

Tive o privilégio de cumprimentar Chico, uma única vez. Convidado para a pré-estréia de Tieta do Agreste, em Salvador, onde foi rodado sob a direção de Cacá Diegues, após a sessão, generosamente, em meio aos cumprimentos de dezenas de espectadores, ressaltou a satisfação em ter ali a presença de um conterrâneo conferindo o filme.


Apesar da longa carreira na televisão, Chico tem poucos filmes em seu currículo, apesar de ter escrito 18 chanchadas. Mas, nem por isso devemos lamentar, pois durante esse tempo ele estava ocupado em criar sua genial galeria de personagens tão imortais quanto ele. Mesmo assim, não dá para esquecer o Zé Esteves, pai de Tieta, no filme de Cacá Dieques, e especialmente a voz que emprestou, com sutileza e amoção, ao velhinho Carl Fridicksen, aquele filosófico e notável personagem de Up! Altas Aventuras, o qual passa a vida toda esperando pelos sonhos e somente na velhice passa a concretizá-los.
Chico, ao contrário  de Carl, passou toda a sua existência concedendo vida a personagens que expressam o Brasil e arrancam risos de toda a nação. Através deles Chico se engrandeceu ao ofertar um dos maiores bens da existência: a arte de fazer rir os semelhantes. Obrigado Chico, e parabéns pelos 80 anos.
Confira a filmografia do mago das caras.
1955 – O Primo do Cangaceiro, Mário Brasini (também co-autor do argumento)
1959 – Eu Sou o Tal, de Eurípedes Ramos e Hélio Barroso
1959 – Entrei de Gaiato, de J. B. Tanko (co-autor do roteiro)
1959 – Mulheres à Vista, de J. B. Tanko (co-autor do roteiro)
1960 – O Palhaço o que É?, de Carlos Manga
1960 – Cacareco vem Aí, de Carlos Manga (co-autor do roteiro)
1960 – Pequeno por Fora, de Aloísio Y. de Carvalho (autor do roteiro)
1971 – O Doce Esporte do Sexo, de Zelito Viana (co-aur do roteiro)
1987 – Tanga – Deu no The New York Times, de Henfil
1996 – Tieta do Agreste, de Carlos Diegues
2009 – Se eu Fosse Você 2, de Daniel Filho
2009 – Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei, de Micael Langer, Calvito Leal e Cládio Manuel
2009 – Up! Altas Aventuras (EUA), de Pete Docter e Bob Peterson (voz do personagem Carl Fredicksen)
2010 – Uma Professorinha Muito Maluquinha, de André Alves Pinto e César Rodrigues
Confira o engraçadíssimo treiler de um dos primeiros filmes de Chico, Cacareco Vem Aí. Em cena Sonia Mamede, Chico e o inesquecível Oscarito.





Fonte: Blog de Cinema-Diário do Nordeste

Nenhum comentário: