segunda-feira, 14 de março de 2011

Simpatia do Tião em DVD

O cearense Tião Simpatia faz o show de lançamento de seu primeiro DVD, intitulado "Mulher de Lei", depois de amanhã, a partir das 19h30, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O cantor, compositor, músico e arte-educador cearense de Granja, Sebastião Felix de Oliveira Jucá, o Tião Simpatia, faz o show de lançamento de seu primeiro DVD, o álbum "Mulher de Lei", nesta quarta-feira, 16, a partir das 19h30, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Praia de Iracema. É uma realização do Instituto Maria da Penha, sob os auspícios da Coordenadoria de Políticas Públicas do Estado do Ceará e da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), com o apoio da Coelce.

Maria da Penha

As treze faixas do DVD são direcionadas aos temas do universo feminino e algumas com foco exclusivo ao campo de luta de Maria da Penha Maia Fernandes e sua trajetória de atuação até a implementação da Lei Federal 11.340/2006, que tenta coibir a violência doméstica e familiar. Essa realidade já se faz presente na abertura do show com "Galope a Maria da Penha", cuja letra em rimas no estilo de uma autêntica cantoria relata com criatividade a história de vida da profissional farmacêutica cearense e sua luta, desde a tragédia que aconteceu com ela, incluindo a tentativa de assassinato, até a implementação do argumento jurídico que leva seu nome.

O DVD "Mulher de Lei" foi registrado num show no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Tião Simpatia contou com uma competente banda composta por músicos e intérpretes com experiências comprovadas em palcos e estúdios. São eles: Júnior Finnis (produção musical, direção e arranjos); Netinho de Sá (contrabaixo); Rafael Magoo (guitarra e violão); Cainã Cavalcante (violão); Robson Gomes (teclados); Jonathan Rogério (acordeom); André Rocha e Jefferson Portela (percussões); Mãozinha (saxofone e flauta) e Thiago Negão, Claudyane Guedes e Débora Queiroz (vocais).

No DVD "Mulher de Lei", todas as diversificadas composições são assinadas pelo próprio Tião Simpatia e apenas na faixa "Mulher", ele divide a parceria com sua companheira Naná Juca, que também é a responsável pela produção executiva do vídeo. Em outro tema específico, "Maria da Penha", a partir da introdução, já começa um solo vigoroso de guitarra pelos ágeis dedos do Rafael Magoo, em cuja mensagem Tião canta numa levada de martelo agalopado, na letra: "Viva as mulheres do Brasil. Se bater agora, leva xadrez pra mais de mil".

Ainda na temática direcionada ao universo da profissional de saúde cearense e sua luta, Tião Simpatia recita, apenas tocando pandeiro, no estilo próprio com o ritmo dos emboladores, "A Lei Maria da Penha", fruto da criação de sua autoria em folheto de cordel. Durante o desenrolar do extenso e vigoroso texto, que explica todos os artigos da Lei Federal 11.340/2006, são exibidos num telão desenhos de cordel de Meg Banhos com animação de Euriano Sales, que ilustram as reivindicações contidas na mensagem da Lei.

Mulheres

O raio de atuação do campo feminino se amplia em "Mulher brasileira", onde, com sua voz peculiar e de sotaque cearense, Tião Simpatia conclama: "O mundo está precisando de mais homens e menos machões. Vim aqui falar da mulher guerreira... Tiro o meu chapéu para a mulher moderna, que hoje já governa a nossa nação...", num recado direto para a conquista da nossa, agora presidenta, Dilma Roussef. Na toada "Mãe" destaca sua genitora: "Tu és a rainha, a pedra fundamental da construção do lar".

No que se refere ao aspecto visual e sonoro, a produção do DVD "Mulher de Lei" não fica nada a dever aos grandes lançamentos nacionais e internacionais do gênero. Tanto o cantor principal, com um terno de cor cinza discreta, quanto os instrumentistas e vocalistas, todos vestidos com roupas adequadas e combinando os tons, entram em perfeita sintonia também com as imagens. Em "Felicidade", que se assemelha aos registros das grandes duplas românticas nacionais, Tião, mais uma vez, nos remete ao aspecto materno: "Nasci de uma mulher, por ela fui criado, por ela fui cuidado".

Em "Mulheres de Aquiraz" a realidade das quilombolas, indígenas e pescadoras, trabalhadoras do município cearense, é saudada com o bordão: "São heroínas brasileiras, são rainhas, são guerreiras". Numa autêntica toada que nos transporta aos acordes das composições dos violeiros Almir Sater e Renato Teixeira, em "Marido e mulher", Tião Simpatia, de novo, celebra o incentivo para as boas relações aos casais, numa atmosfera agradável com o ponteado da sua viola e o brejeiro som da sanfona de Jonathan Rogério.

Após tirar o paletó, Tião Simpatia, sozinho no palco com sua viola, faz sua declaração de amor musical para a sua empresária, Naná Jucá, que também é sua companheira de vida, cantando a parceria deles, "Pra ninar Naná". Pelo indica o próprio título, "Repente" foi feito de improviso e os precisos versos relatam o objetivo do show, além de agradecer aos patrocinadores e pessoas que contribuíram para o registro do DVD, além de apresentar os músicos e vocalistas da banda envolvidos no trabalho.

O xote "Bata não (amigo véi)" é dividido com os vocais de Jonathan Rogério, que também toca seu acordeom e, na letra, recebe os conselhos de Tião e reconhece que errou por bater na mulher. Completa o repertório, "Mulher de Lei", a faixa que dá nome ao DVD. Além das músicas do show, depoimentos da defensora pública e advogada Mônica Arruda e de Maria da Penha; o cordel "A Lei Maria da Penha"; fotos do evento e até erros de gravação.

Tião Simpatia

Sebastião Felix de Oliveira Jucá nasceu em Granja no Interior cearense e tem seis CDs lançados. É cantor, compositor, repentista, cordelista e arte-educador. É filiado a Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) e à Associação dos Cantadores do Nordeste (ACN). É sócio efetivo da Academia Camocinense de Ciências, Artes e Letras (ACCAL). Tião Simpatia é fundador do grupo Garotos do Forró e da Batuta Nordestina e, por conta de sua preocupação em divulgar a luta de Maria da Penha em suas composições, já participou dos programas "Altas Horas" e "Mais Você", ambos da Rede Globo de Televisão, e do "Se Liga", da TV Verdes Mares.

Fique por dentro
Maria da Penha

A lei número 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha, decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 7 de agosto de 2006, tem como objetivos criar mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. A lei alterou o Código Penal Brasileiro e possibilitou que agressores de mulheres sejam presos em flagrante ou tenham sua prisão preventiva decretada. Segundo a legislação, estes agressores não poderão mais ser punidos com penas alternativas, além de aumentar o tempo máximo de detenção previsto de um para três anos. Ela também prevê medidas que vão desde a saída do agressor do domicílio e a proibição de sua aproximação da mulher agredida. Conforme o Conselho Nacional de Justiça, desde quando entrou em vigor, pelo menos 70.574 mulheres conseguiram, na Justiça, medidas de proteção para sair da situação de risco. Houve pelo menos 76.743 sentenças definitivas em processos por agressão a mulheres. A lei recebe o nome da cearense Maria da Penha. Uma homenagem a luta desta vítima da vida real que foi espancada de forma violenta pelo marido durante seis anos de casamento. Em 1983, por duas vezes, ele tentou assassiná-la. Na primeira vez, com arma de fogo, deixou-lhe paraplégica, e na segunda, por eletrocução e afogamento. O marido de Maria da Penha só foi punido depois de 19 anos e ficou apenas dois anos preso. A vida dela será contada em filme que começa a ser rodado este ano.

Conscientização
"Mulher de Lei"
Tião Simpatia

Instituto Maria da Penha
2011
13 faixas
R$ 15,00

MAIS INFORMAÇÕES
Lançamento do DVD "Mulher de Lei", com Tião Simpatia, no próximo dia 16, a partir das 19h30, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão Mar, 41). Entrada franca. Contato: (85) 8618.8696

NELSON AUGUSTO
REPÓRTER

Nenhum comentário: