sábado, 26 de março de 2011

Revivendo o Cais Bar


A casa noturna Tantos Versos inaugura, hoje, a partir das 15h, seu projeto mensal "Uma noite há 20 anos" celebrando bares culturais que marcaram a cena artística de Fortaleza, a partir da década de 80 e deixaram saudades. A primeira homenagem é para o cultuado Cais Bar

O Tantos Versos, bar situado na Avenida Engenheiro Luís Vieira, 755, no bairro Vicente Pinzón, mesmo endereço onde funcionava o antigo Estilo dos Pampas, tenta resgatar um pouco da boemia de Fortaleza. O espaço artístico estreia seu projeto "Uma noite há 20 anos", que visa homenagear um bar do passado e que já não existe mais, tentando ambientar nos dias de hoje, as tradições que passaram. O primeiro escolhido foi o tradicional Cais Bar, que teve sua fase áurea na Praia de Iracema durante os anos 80 e que é uma referência cultural para todas as gerações dos notívagos que viveram nesse tempo.

Marcos

Segundo Tabosa Júnior e Hugo de Freitas, proprietários do Tantos Versos e antigos donos de outros estabelecimentos que marcaram a noite em Fortaleza, como o The Wall e o Bagdá Café, respectivamente, o projeto de trazer o clima dos antigos bares, surgiu na perspectiva de mostrar também para as novas gerações, um pouco da história cultural e artística do passado.

Tabosa Júnior afirma que, a ideia de criar o projeto "Uma noite há 20 anos" surgiu da perspectiva de homenagear os bares que marcaram época em Fortaleza e dos quais todos estão saudosos. "Começaremos com o Cais Bar pois foi o espaço temático mais influente de sua época e foi uma ícone da cidade de Fortaleza na tradicional Praia de Iracema", disse Tabosa.

Na homenagem de hoje, que começará a partir das 16 horas com a tradicional roda de choro que, no Cais Bar, se chamava "Esperando a feijoada" e que também trará um regional tocando clássicos de Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Chiquinha Gonzaga, entre outros compositores, também será servida a mesma iguaria.

Ainda no campo gastronômico, os clientes também terão à disposição, o suculento "Pedacinho do Céu", dedicado ao choro homônimo de Waldir Azevedo, feito com peito de frango recheado com queijo e presunto, enrolado e à milanesa. Para abrilhantar mais ainda o encontro, também estarão presentes, figuras conhecidas como os garçons Sá Filho e Baleia, o DJ Barry White e proprietário do antigo Cais Bar, o compositor e engenheiro Joaquim Ernesto.

Expectativas

Na opinião de Tabosa Júnior, as expectativas de um bom público são as melhores possíveis: "pretendemos reunir uma geração de vários amigos que frequentaram o Cais Bar e estão órfãos desse tipo de ambiente cultural, com foco direcionado para a música e a boemia. Além da música e a questão do tira-gosto, como a feijoada e o tradicional Pedacinho do Céu, que inclusive foi copiado por outros bares, também nos preocupamos com a questão da memória visual e sonora. A partir das 20 horas, depois que terminar a apresentação do chorinho, ligaremos um telão com 200 polegadas e exibiremos uma série de imagens de shows, lançamentos de livros e tomadas livres com os clientes, tudo no antigo Cais Bar".

Como a ideia é reviver toda a atmosfera reinante no concorrido ambiente da Praia de Iracema do passado, foram também convidados instrumentistas e intérpretes que possuem uma ligação direta com o passado do Cais Bar. Já confirmaram presenças, entre outros, o bandolinista Carlinhos Patriolino; o compositor Dunga Odakam e os cantores Lúcio Ricardo e Paulo Façanha.

Tabosa Júnior avisa que não haverá uma apresentação específica e todos que comparecerem terão seu espaço para mostrar sua arte: "Não teremos um show pois a ideia é de confraternização entre os músicos e cantores. Teremos um violão disponível e os outros instrumentistas que quiserem se somar no palco, são bem-vindos. Vai ser também uma festa para os amigos músicos".

Lúcio Ricardo

Já confirmado para exibir seu talento na noite de hoje no Tantos Versos, o irrequieto cantor Lúcio Ricardo tem uma ligação direta com o Cais Bar, pois além de se apresentar por várias vezes na casa noturna, também gravou canções de Joaquim Ernesto nos discos que celebraram efemérides do espaço cultural. "Acho ótima essa homenagem ao Cais. Tudo que for feito no sentido de lembrar esse espaço que foi um grande encontro de artistas e intelectuais e grande incentivador e divulgador de nossa música, é muito bem-vindo, pois revela a sua importância também, para os jovens de hoje", afirmou Ricardo.

O veterano tem boas lembranças da casa noturna. "Depois que voltei ao Ceará no ano 2000, o Cais Bar estava bombando na Praia de Iracema. Comecei a cantar lá e tenho uma amizade sincera com o Joaquim Ernesto, pelo qual fui convidado para cantar nos discos comemorativos. Foi no Cais que conheci todos os artistas da música dessa geração atual do pessoal do Ceará. Fiquei tão íntimo de lá que, uma vez estávamos ensaiando com outros músicos e como não havia ninguém para preparar uma comida, acabei cozinhando para todos os presentes", relembrou o artista.

Sobre sua participação na homenagem de hoje, Lúcio Ricardo afirma que a noitada vai ser de muita camaradagem entre os músicos e cantores participantes: "creio que a tendência deve ser de um encontro com muita espontaneidade. Vou dar uma canja com os instrumentistas e nem sei o repertório que irei cantar. Possivelmente, criações de Roberto Carlos, Caetano Veloso, algumas da Jovem Guarda, as quais lembram o Cais Bar e principalmente, ´Escolas nos varais´, de Joaquim Ernesto e Paulo de Tarso, o ´Pardal´, música que é um blues e com a qual eu conquistei o prêmio de Melhor Intérprete do Festival de Inverno, em Garanhuns, no Estado de Pernambuco".

Para os que quiserem assistir as futuras apresentações de Lúcio Ricardo no Ceará, o cantor antecipa os seus futuros shows: "Numa homenagem ao teatro que vai acontecer em Sobral, na quinta-feira 31 de março faço por lá o show "Do Iê, Iê, Iê, do rock and roll e do blues compassado". Já no aniversário de Fortaleza, no aterro da Praia de Iracema, no dia 13 de abril, na minha participação vou cantar ´Cidade´ de Joaquim Ernesto; ´Coração condenado" de Stélio Valle, Graco e Fausto Nilo e ´Gosto mais do suingue" de Lauro Maia", antecipa o intérprete.

Retorno

O proprietário do antigo Cais Bar, Joaquim Ernesto, que promete voltar com o espaço cultural em novo formato, em 2012 novamente na Praia de Iracema, vê com bons olhos a homenagem de hoje no Tantos Versos.

"Como pretendemos voltar com o bar futuramente, acho muito interessante essa ideia e do jeito que está sendo produzida. O Tabosinha tem uma vasta experiência no ramo pois já comandou o The Wall. É legal também por que estamos com uma campanha no Facebook na tentativa de revitalizar a Praia de Iracema, onde pretendemos realizar algumas atividades artísticas para sensibilizar a Prefeitura, da importância", declarou.

No que se refere especificamente a questão do retorno do Cais Bar, Joaquim Ernesto foi mais categórico: "Estamos aguardando o andamento do processo na Prefeitura. Há uma possibilidade de voltarmos com o bar no mesmo local. Estabelecemos a data para 2012, mas, se a revitalização for aprovado antes, também voltaremos antes. Enquanto isso, planejamos shows musicais com os artistas que se apresentaram no Cais, para lembrar o bar, em outros locais como o Kukukaya, o Arre Égua e o Pirata, e, também em outros lugares públicos".

MAIS INFORMAÇÕES

Uma noite há 20 anos - A partir das 15h, no Tantos Versos Bar (Av. Engenheiro Luís Vieira, 755, Dunas). Contato: (85) 3472.4243

NELSON AUGUSTO
REPÓRTER


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: