domingo, 13 de março de 2011

Jovens serão capacitados como guias

FOTOS: SILVANIA CLAUDINO
Projeto social e ambiental da Associação Caatinga ganhou financiamento da TAM para capacitar jovens


Crateús Este Município está entre os oito projetos socioambientais selecionados pela TAM Linhas Aéreas em diversas regiões do País. O projeto "Embarque nas Trilhas da Caatinga", da Associação Caatinga, implantado na Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), em Crateús, será o representante do Ceará na seleção. O apoio acontecerá durante este ano, a partir deste mês. A empresa aérea recebeu 60 propostas para análise.

A ideia do projeto é potencializar o turismo sustentável na região, por meio da formação de 30 condutores de trilhas para atuar como guias de ecoturismo na região. O projeto visa potencializar o desenvolvimento de receptivos nas comunidades, para que os moradores possam oferecer produtos e serviços sustentáveis aos visitantes.

A Associação Caatinga investe no turismo sustentável na região. Para tanto, forma guias de ecoturismo, também conhecidos como condutores de trilha. A entidade trabalha no desenvolvimento de receptivos nas comunidades locais no entorno da reserva. Para pôr em prática o projeto, a Associação Caatinga receberá da TAM R$ 99 mil e capacitará os jovens ao longo de três meses.

"Os jovens serão capacitados e atuarão aqui na região, tanto na reserva como em outros pontos que recebem visitação, como as grutas no distrito de Montenebo, no Boqueirão do Poti, entre outros", declara Ewerton Torres, gerente da Reserva Natural Serra das Almas.

Para o gerente, com o "Embarque nas Trilhas da Caatinga", a Associação espera suprir a carência de guias na região. Segundo ele, a última formação de jovens para esta finalidade aconteceu de 2004 a 2007, por meio de um outro projeto, o Natureza Jovem.

"Estamos com dificuldade de encontrar guias na região, pois os que receberam formação não estão mais atuando, partiram para outras atividades ou nem residem mais por aqui. E precisamos muito de guias para atuar na Serra das Almas", explica Ewerton Torres. Ressalta ainda que a Associação Caatinga capacitará jovens da própria região e que residam na zona rural.

Formação

A previsão é de que, neste mês, ocorram as inscrições e seleção, e em abril a formação seja iniciada. "Estamos aguardando a liberação do recurso para o início das atividades do projeto".

Durante os três meses de capacitação, os participantes receberão aulas por módulos, que tratarão sobre atendimento ao público, primeiros-socorros, turismo, empreendedorismo, entre outros temas pertinentes à atividade. "Após a formação alguns já ficarão trabalhando na reserva como guias e os demais estarão aptos a atuar no mercado da região", afirma.

A Associação Caatinga foi criada em Fortaleza em outubro de 1998 com o apoio do Fundo para Conservação da Caatinga, estabelecido por Samuel Johnson, para a proteção da carnaúba. É uma entidade não-governamental, sem fins lucrativos, reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e cadastrada no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA). Com a missão de conservar a biodiversidade da caatinga, desenvolve projetos para a criação e gestão de áreas protegidas, o fomento à pesquisa, a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Ao longo desses anos vem se transformando referência para a conservação da caatinga através da difusão de experiências de sucesso e de práticas sustentáveis.

Em suas ações, a Associação Caatinga trabalha na construção de uma rede de parceiros, mobilizando pessoas e instituições interessadas na conservação da biodiversidade da caatinga num espectro que abrange universidades, órgãos técnicos e de financiamento, proprietários rurais e agricultores familiares, além de empresários, organizações do terceiro setor e instituições governamentais. A instituição está filiada à Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, Rede Nacional das Organizações para as Energias Renováveis, Associação Asa Branca - Proprietários de RPPN do Ceará, Piauí e Maranhão e Confederação Nacional de RPPN.

MAIS INFORMAÇÕES

Associação Caatinga

Rua Claudio Manuel Dias Leite, 50 - Cocó, Fortaleza (CE) - (85) 3241. 0759

Em Crateús: (88) 3691.8671

PATRIMÔNIO NATURAL
Reserva é reduto do bioma Caatinga

A Reserva Particular do Patrimônio Natural Serra das Almas, mantida pela Associação Caatinga, é reconhecida pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera por abrigar uma representativa parte do bioma Caatinga. Localizada no Sertão dos Inhamuns, nas cidades de Crateús (Ceará) e Buriti dos Montes (Piauí), a área de 6.146 hectares é classificada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) como de alta importância para a conservação ambiental.

Nesta área protegida são resguardadas três nascentes e espécies ameaçadas de extinção. No local também são desenvolvidas atividades de pesquisa científica, recreação e visitação escolar, além de projetos de educação ambiental e desenvolvimento sustentável junto às comunidades que vivem no entorno da reserva, combinando preservação ambiental com geração de renda e qualidade de vida.

O trabalho dos guias consiste em acompanhar os visitantes e grupos de estudantes, que vão à reserva fazer turismo ou visitas para complementar o currículo escolar. Eles acompanham um grupo de 15 a 20 pessoas durante todo o trecho da reserva, mostrando aspectos da fauna, flora, espécies vegetais e animais próprios do bioma Caatinga, ressaltando e demonstrando a diferença entre a mata preservada e a degradada, bem como a importância da preservação. O visitante escolhe a trilha que deseja percorrer entre as três que existem na reserva, de acordo com a sua disposição: Lajeiro, Arapucas e Macacos. Para as visitas turísticas, o agendamento deve ser feito com quatro dias de antecedência, no mínimo. Já as escolares, com sete dias. A diária do guia é incluída no valor dos serviços cobrados pela reserva para visitações.

A sede da reserva fica a 50 km de Crateús, sendo este percurso percorrido em 1 hora e 15 minutos, em média. Possui duas estruturas de atendimento aos visitantes: um centro de visitantes na sede da reserva, com alojamento para 20 pessoas, cozinha, refeitório, ecodemia (academia ao ar livre), trilhas e área de convivência.

O espaço é ideal para aventureiros e amantes da natureza que querem experimentar a vida numa reserva isolada, com caminhadas, observação de aves e espaços para contato direto com a natureza. A outra estrutura é o Centro Ecológico Samuel Johnson, que possui auditório para 30 pessoas, alojamento para 22 pessoas, cozinha, refeitório e um viveiro de plantas com capacidade para produção de 100 mil mudas por ano.

Silvania Claudino
Repórter

Nenhum comentário: