quarta-feira, 2 de março de 2011

Grandes Museus do Mundo em 3D (Parte 1)


O Google (ele mesmo!) resolveu se envolver em mais uma empreitada gigantesca: abrir as portas dos mais famosos museus do mundo para visitas virtuais. Para quem ainda não conhece o Google Art Project, vou disponibilizar os links aqui no História Digital.

Buenas, antes de seguir adiante, dê uma conferida em outros passeios virtuais disponiblizados aqui no blog

Além do passeio virtual, você ainda tem a possibilidade de analisar as obras, como se estivesse vendo de perto (e sem as cotoveladas dos turistas ao lado). Algumas estão disponibilizadas em gigapixels, ou seja, imagens de alta resolução que permitem perceber detalhes que seriam impossíveis a olho nu. É ou não é demais!!!

- Alte Nationalgalerie:  Alemanha. É um museu de arte localizado na Ilha dos Museus, em Berlim. Possui uma rica coleção de pinturas e esculturas europeias do século XIX. A Alte Nationalgalerie foi criada em 1861 como Wagenersche und Nationalgalerie, a partir da doação de um acervo de 262 obras de arte pertencentes ao banqueiro Joachim H. W. Wagener.

- Frick Collection:  Estados Unidos. Localizado em Manhattan, Nova Iorque, é um museu de arte. Fica na antiga casa  do magnata do aço Henry Clay Frick, construída em 1913 e 1914. Frick é um dos mais importantes museus de arte dos Estados Unidos. Entre as obras mais importantes estão O Progresso do Amor, de Jean-Honoré Fragonard; três pinturas de Johannes Vermeer e São João, o Evangelista, de Piero della Francesca.

- Galeria Nacional: Inglaterra. Localizada na praça Trafalgar, no centro de Londres. Fundada em 1824, é um dos mais importantes museus da Europa e um dos mais conhecidos do mundo. Abriga uma preciosa coleção de mais de 2.300 pinturas, que datam desde a metade do século XIII até o início do século XX.

- Gemäldegalerie: Alemanha. É um museu de arte localizado na Kulturforum Potsdamer Platz em Berlim, sendo um dos mais importantes do mundo por sua excelente coleção de arte europeia dos séculos XIII ao XVIII. Além de expor seu acervo, a Gemäldegalerie organiza exposições temporárias especiais como ilustração de pesquisas sobre aspectos diversos de obras e artistas de sua coleção.


- Kampa: República Checa. É um museu de arte moderna localizado em Praga. Contém, em seu acervo, obras de artistas da Europa Central. As peças são de uma coleção particular de Meda Mladek, esposa de Jan V. Mladek. O museu abriu as portas em 2003. Há uma grande escultura de uma cadeira no lado de fora do museu, visível de muito longe.

- Metropolitan Museum: Estados Unidos. Localizado em Nova Iorque, foi fundado em 20 de fevereiro de 1820, e é hoje um dos maiores e mais importantes museus do mundo. Abriga uma importante coleção de pinturas europeias dos séculos XII ao XX e obras da arte antiga (grega, romana, egípcia e assírio-babilônica) e oriental. São muito importantes as seções dedicadas a instrumentos musicais, armas e indumentária.

- Museu de Arte Moderna: Estados Unidos. Mais conhecido como MoMA, é um museu da cidade de Nova Iorque, fundado no ano de 1929 como uma instituição educacional. Atualmente é um dos mais famosos e importantes museus de arte moderna do Mundo. A rica e variada colecção do MoMa constitui uma das maiores vistas panorâmicas sobre a arte moderna.

- Palácio de Versalhes: França. Está localizado na cidade de Versalhes, uma aldeia rural à época de sua construção, mas atualmente um subúrbio de Paris. Desde 1682, quando Luís XIV se mudou de Paris, até a família Real ser forçada a voltar à capital em 1789, a Corte de Versalhes foi o centro do poder do Antigo Regime na França.

Nenhum comentário: