sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Por novos caminhos

FOTO: ADRIANA PIMENTEL

Em sua estreia como autor publicado, o músico e poeta Carlinhos Perdigão lança hoje o livro "Fragmentos: poemas e ensaios", junto a vários artistas

Um lançamento de livro diferente, com a participação não apenas do autor, mas de um coletivo de artistas cuja participação promete dar outra vida à obra. É assim que chega ao público de Fortaleza "Fragmentos: poemas e ensaios", primeira publicação do músico e poeta Carlinhos Perdigão. O evento acontece hoje, às 19h30, dentro do projeto Zona Poética Liberada, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Mais conhecido pelo seu trabalho como baterista, Perdigão traz para primeiro plano o outro lado de sua produção criativa. "Fragmentos" reúne poemas, letras de música, ensaios literários e artigos de divulgação científica. "Esse livro tem característica realmente histórica, porque reúne textos que venho produzindo há 30 anos. Ele surge em um momento de maturidade pessoal e profissional", ressalta o autor.

Segundo o artista, o desejo de publicar um livro surgiu há cerca de um ano. "Mexo com arte há pelo menos 25 anos. Sou baterista, poeta, professor de língua portuguesa. Em torno dessa produção que mistura linguagens, surgiu o livro. Não no sentido exato de algo fragmentado, mas de percursos diferentes, possibilidades de interferências distintas", explica.

Perdigão destaca ainda a importância do projeto para marcar sua posição de pesquisador. "Fundamentalmente, é esse meu objetivo, demarcar minha posição como questionador da cultura, da leitura e da educação no Ceará. Nesse sentido, o livro é também uma contribuição, ao permitir reflexões sobre a situação da arte no Estado e suas conexões", explicita.

Coletivo
Tendo em vista a natureza plural do trabalho de Perdigão, nada mais apropriado do que fazer um lançamento "coletivo", a partir de várias intervenções. Para tanto, foram convidados oito artistas de um coletivo local, que irão declamar, ler, cantar e teatralizar poemas e textos de "Fragmentos". Entre eles, estão Carlos Dantas, Joanice Sampaio e Júlio Maciel.

Para o autor, a performance tem muito a ver com o livro e a maneira como ele foi produzido. "´Fragmentos´ remete tanto à minha trajetória poética e literária quanto à minha história como baterista. Tem fotos minhas tocando em diversos espetáculos, o próprio formato do livro lembra um LP. O projeto de imagens é da artista plástica Renata Holanda. Já o Carlos Dantas escreveu o prefácio. Assim, a obra surge como resultado dessas diferentes interferências. É a minha cara, estou muito contente", comemora Perdigão.

Além do lançamento de hoje, outros estão agendados para as próximas semanas. No dia 12 de março, "Fragmentos" será apresentado no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), dentro do projeto Literatura em Revista; em 18 de março, no Centro Cultural Bom Jardim. Em 10 de abril, acontece o lançamento na Livraria Cultura, seguido de bate-papo (a partir daí, o livro poderá ser encontrado na loja). Por fim, em 13 de abril, ocorre novo lançamento no CCBNB, dessa vez, mais "musical", quando Perdigão executará composições próprias e versões musicadas de seus poemas.

MAIS INFORMAÇÕES
Lançamento do livro "Fragmentos: poemas e ensaios". Hoje, às 19h30, no Auditório do Centro Dragão do Mar. Acesso livre. Preço do livro: tratar diretamente com o autor. Contato: (85) 3488.8600

Nenhum comentário: