sábado, 19 de fevereiro de 2011

Pe. Manoel Valderi da Rocha, 1965 a 1966- Cooperador


Filho de João Lourival da Rocha e de Maria Edite Soares, nasceu aos 31 dias do mês de dezembro de 1938, na cidade de Morrinhos - CE. Tem sete irmãos: Terezinha, Valdemir, Irajá, Paulo, Alba, Irene, José de Fátima e Adalberto. Batizou-se aos 10 de janeiro de 1939, pelo Pe. Araken da Frota, 11:1 capela Coração de Maria, em Morrinhos. Seus padrinhos foram: N. Sra. do Pérpetuo Socorro e Melchior Tomaz.

De família religiosa, desde cedo, demonstrou sua vocação, para o sacerdócio. Após ter iniciado seus primeiros estudos nas Escolas Reunidas de Morrinhos, ingressou no Seminário Diocesano S. José, em Sobral (Betânia), concluindo ali os estudos correspondentes ao Ginásio e Científico, entre 1951 a 1957.
Pe. Valderi-Ordenação
Estudos superiores: no Seminário da Prainha, em Fortaleza - Filosofia (3 anos) e Teologia (4 anos), de 1958 a 1964. Validação da Filosofia, pela Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Piauí, em 1970. Especialização em Metodologia de ensino superior pela Universidade Federal do Ceará. Quanto à vocação ao sacerdócio: quando criança, recebeu estímulo pela atividade pastoral do seminarista conterrâneo, José Ataíde de Vasconcelos, já falecido, quando era pároco de Reriutaba da Diocese de Sobral. No dia 6 de dezembro de 1964, lhe foi conferida a Ordenação sacerdotal, na centenária Igreja da Prainha, Fortaleza. Foi ordenante, Dom Raimundo de Castro e Silva, Bispo Auxiliar de Fortaleza, por designação do Bispo Diocesano de Sobral, Dom João José da Mota e Albuquerque, então em Roma, no Concílio Vaticano 11. Primeira Missa em Morrinhos, no dia 20 de dezembro com grande participação e alegria da comunidade.


Igreja Matriz de Cruz
Atividades: Coadjutor da Paróquia de N. Sra. da Conceição de Acaraú, foi nomeado Vigário de S. Francisco da Cruz, tomando posse a 12 de setembro de 1965, onde permanece até hoje. Aqui mesmo residindo parte do tempo em Sobral, como professor da UVA, vem conseguindo realizar um fecundo apostolato. Além dos trabalhos normais à Matriz, às Capelas e Comunidades da Paróquia, atendimento às Paróquias vizinhas do Zonal Vale de Acaraú, seu paroquiato foi marcado pelas seguintes realizações: construção das Capelas de Monteiros, Castelhano, Carrapateiros, Imbé, Belém, Barrinha, Lagoa Sagrada, Lagoa da Volta, Lagoa de baixo, as quatros últimas ainda em construção; criação e instalação da Paróquia de Santa Luzia de Gijoca; edificação do Centro Pastoral de Cruz (CEPAC); construção e instalação da Casa das Irmãs, em Cruz; instalação da Área Pastoral de Aranaú e construção do Centro Pastoral de Aranaú; construção das Sala de Coordenação da Catequese, em Cruz; construção de Prédios Comunitários em 15 capelas; reforma dos cemitérios paroquiais na sede e em 7 capelas; construção das Casas Paroquiais de Cruz em 3 capelas; reforma da igreja matriz de Cruz, de Gijoca e capela de Prata. Também preocupou-se com os problemas sócio-econômicos e políticos locais. Funda a Escola Fundamental São Francisco (1972) com 10 e 20 graus, hoje dirigida pelas Irmãs Missionárias do Coração de Jesus. Debateu-se pela emancipação do Distrito, que se transformou em Município de Cruz (1983), do qual é hoje cidadão honorário. Foi o fundador da Rádio Comunitária, 6 de abril.

Rádio 6 de Abril
Possui os títulos em grau superior, Licenciado em Letras, em 1971, pela Faculdade de Filosofia Dom José, em Sobral; Graduado em Filosofia Pura pela Universidade Federal do Piauí; Pós-Graduação em Metodologia de Ensino Superior, pela Universidade Federal do Ceará. Diretor da Escola Fundamental S. Francisco de Cruz; do Museu Diocesano de Sobral; do Ginásio de Aplicação (Faculdade de Filosofia Dom José); do Instituto Dr. Tomaz de Paula. Professor do Colégio Estadual Dom José; da Faculdade de Educação de Sobra!. Membro do Conselho de Consultores da Diocese, em 1983; do Conselho de Assuntos Econômicos da Diocese como Secretário, desde 1984. Diretor do Instituto de Teologia e Pastoral (ISTEP), 1985-1987; Diretor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), de 1984 a 1986. Vice Reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú, 1986 - 1990. Presidente do Conselho Nacional do Clero(CNC), órgão da CNBB, de 1996-1999.

Deixa-nos o seu pensamento: "Jesus Cristo: resposta de Deus ao Homem que sempre quis vê-lo já aqui na terra. Igreja: uma criação divina da presença da missão de Jesus no meio de nós. Sacerdócio: dom de Deus à sua Igreja e grande responsabilidade para quem o assume."

Fonte: Ungidos do Senhor na Evangelização do Ceará- Pe. Aureliano Silveira

Pe. Romulo, Dom Aldo, Mons Edson, Pe Valdery
Mons Valdir, Pe. Valdery, Mons Edson, Mons Odecio, Pe.Assis - Jubileu Sacerdotal-1989
Dom Edmilson Cruz, Pe Vadery e Dom Walfrido Teixeira - Jubileu Sacerdotal-1989

Um comentário:

Norminha09 disse...

Fui morar em Cruz com minha família, quando tinha 7 anos de idade. E foi aí que conheci o Pe. Valdery. Hoje, já de volta à Fortaleza, tenho grandes lembranças desse padre, que muito marcou minha vida. O que mais ficou na minha memória, foi o incentivo que recebi dele para a leitura. Sempre que lembro de onde começou o meu amor pela literatura, vem à minha mente, minha mãe, onde tudo começou, através das histórias que nos contava e o Pe. Valdery, quando me abriu a porta de sua casa e me mostrou a leitura através de uma grande biblioteca que tinha lá. EU passava horas sentada no chão, lendo aqueles livros mais finos, só indo embora bem mais tarde e levando aquele que tinha escolhido para ler em casa. Muito obrigada, Pe. Valdery, por ter me mostrado um mundo que não chegava em minha casa.