sábado, 19 de fevereiro de 2011

Pe. José Edson Magalhães-Uma vida, Um ação


José Edson Magalhães, nascido na cidade de Acaraú, aos 12 de outubro de 1931, filho de Joaquim Rodrigues de Oliveira Magalhães e de Eulina Alice Magalhães.
Sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana desde 19 de janeiro de 1958.

Foi vigário da Paróquia de São Francisco de Assis da Cruz, de 6 de abril de 1958 a 1965; foi o seu primeiro trabalho como pároco.

Na Paróquia de cruz:

Fundou a associação da Pia União das Filhas de Maria, Obra das Vocações Sacerdotais, Apostolado da Oração;
Construiu o salão paroquial com finalidade pastoral (reuniões diversas das equipes de pastoral) e educacional (onde funcionou a 1ª escola organizada pela paróquia – Instituto São Francisco – sob a direção de Pe. Edson e Fátima Brandão – professora acarauense convidado por ele para ajudá-lo neste trabalho);
Mandou planear em volta da Igreja Matriz, pois lá era um antigo açude, que quando chovia estava prejudicando a calçada da Igreja;
Mandou Planear algumas ruas e praças;
Deixou a Casa Paroquial erguida;
Adquiriu um transporte paroquial;
Adquiriu alfaias, paramentos e material diversas para o culto;
Colocou serviço de som (amplificadora);
Fundou equipes de influência, de aniversário, de enfermos, de casais, de liturgia, de boa imprensa, de cáritas, de catequese bem organizadas;

Transferido por Dom Walfrido Teixeira Vieira para a Paróquia de N. Sra. da Conceição de Acaraú, assumindo-a aos 5 de setembro de 1965, após o falecimento de Mons. Sabino de Lima Feijão.

Funções assumidas na Diocese e no Regional:

Foi coordenador da Pastoral Diocesana de 1981 a 1985.
Membro dos Conselhos Pastoral e Presbiteral da Diocese.
Vigário Episcopal da Região do Vale do Acaraú desde 1992.
Coordenador da Região Episcopal Vale do Acaraú, cargo que lhe foi confiado por Dom Walfrido de julho de 1965 a setembro de 1985; função reassumida a partir de 11 de setembro de 1989 até fevereiro de 1997, voltando a exercê-la outra vez desde 1998.
Foi representante da Comissão Regional do Clero – compreende as 09 dioceses do Ceará.
Foi presidente da Comissão Regional do Clero.
Foi membro da Comissão Nacional do Clero.

Homem estudioso, atualizado, sempre acompanhando as principais linhas de pensamento da Igreja e da sociedade em geral.

Cuidados com a Igreja Matriz

Há 41 anos cuida com muito esmero desta Igreja;
Recuperou-a, totalmente, para o Sesquicentenário da Paróquia, num período de 1 ano e 5 meses;
A pintura externa mudou da cor branca para a cor areia, usando tinta lavável;
Começou um novo trabalho de recuperação em 23 de julho de 2005, concluído em final de novembro de 2006 – 1 ano e 4 meses de trabalho;
Esta revisão começou pelo teto, estendeu-se pela pintura geral externa e interna;
Recuperação e acréscimos na instalação elétrica interna;
Instalação elétrica externa, totalmente refeita.

José Edson Magalhães

Uma vida, uma ação 
José Edson Magalhães, nascido na cidade de Acaraú, aos 12 de outubro de 1931, filho de Joaquim Rodrigues de Oliveira Magalhães e de Eulina Alice Magalhães.

Sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana desde 19 de janeiro de 1958. Logo que foi odernado sacerdote, assumiu a recém-criada Paróquia de São Francisco de Assis da Cruz, do então município de Acaraú, aos 6 de abril de 1958. Foi o seu primeiro trabalho como pároco. Aí ficou por sete anos e cinco meses.

Construiu uma história nova nos aspectos humano, cristão e social nessa paróquia, criada com o seu decisivo empenho e colaboração.

Foi transferido por Dom Walfrido Teixeira Vieira para a Paróquia de N. Sra. da Conceição de Acaraú, sua terra natal, assumindo-a aos 5 de setembro de 1965, após o falecimento de Mons. Sabino de Lima Feijão.

Como seminarista, nos Seminários Menor, em Sobral, e Maior, em Fortaleza, assumiu tarefas diversificadas, inerentes à sua situação de seminarista.

Tem assumido funções diversas na Diocese de Sobral. Foi coordenador da Pastoral Diocesana de 1981 a 1985. Membro dos Conselhos Pastoral e Presbiteral da Diocese. Vigário Episcopal da Região do Vale do Acaraú desde 1992. Coordenador da Região Episcopal Vale do Acaraú, cargo que lhe foi confiado por Dom Walfrido de julho de 1965 a setembro de 1985; função reassumida a partir de 11 de setembro de 1989 até fevereiro de 1997, voltando a exercê-la outra vez desde 1998. Foi membro da Comissão Nacional do Clero e da Comissão Regional do Clero; desta foi presidente por dois anos.

Formado em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí e em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Participou de vários cursos de extensão nas áreas de Língua Portuguesa, Antropologia e Psicologia.

Como sacerdote tem assumido um apostolado profícuo. Sua meta de trabalho  é, e tem sido, o anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, como fonte de vida nova, a formação de comunidades e grupos pastorais.

Possui uma vastíssima biblioteca particular. Livros de assuntos diversos, desde coleções de História, Língua Portuguesa, Literatura Clássica e Moderna, Psicologia; e muitos outros de temas variados, inclusive na área da Eclesiologia, da formação humana... Homem estudioso, atualizado, sempre acompanhando as principais linhas de pensamento da Igreja e da sociedade em geral.

Nenhum comentário: