sábado, 19 de fevereiro de 2011

Padre Octacílio Alves Sales, SJ - Acarauense

Filho de Carlos de Oliveira Sales e Elisa Alves Ferreira. 
Nasceu na Paróquia de Acaraú - CE, a 09 de junho de 1915. Foi batizado na Matriz de Acaraú, a 26 de setembro do mesmo ano. Confirmado a 15 junho de 1917. 

Primeira tonsura das mãos de D. Manuel da Silva Gomes, em Fortaleza, no dia 28 de abril de 1935. Recebeu o Presbiterato das mãos de D. José Tupinambá da Frota, Bispo Diocesano, na catedral de Sobral a 20 de novembro de 1938. Tinha apenas 23 anos. 

Sua formação humanística foi no Seminário Diocesano, em Sobral. Curso de Filosofia e Teologia, no Seminário Maior de Fortaleza. Durante 13 anos, trabalhou como pároco em Ubajara - CE e em Oeiras - PI. Foi secretário do Bispado por breve tempo. No dia 10 de fevereiro de 1951, ingressou no Noviciado da Companhia de Jesus, em Itaici - SP.

Cursou novamente a filosofia e teologia em Nova Friburgo - RJ e São Leopoldo - RS. Depois trabalhou em São Paulo, na residência de São Gonçalo, em Itú, no Santuário do Coração de Jesus, na PUC do Rio de Janeiro e, um longo período de 24 anos em Campinas - SP. 

Foi um dos primeiros do Cursilho de Cristandade, da Renovação Carismática Católica em Campinas e em outras idades. Viajava muitas vezes para dar retiros espirituais em cidades vizinhas e até em Minas Gerais. No ano passado (2001), o Pe. Sales foi a Formiga - MG para os festejos do Jubileu de Prata da RCC, pois queriam a presença de um dos seus fundadores. Já em janeiro de 2001 se notou que o Pe. Sales não estava totalmente bem. 

Meio desorientado, esquecido, Pe. Sales estava perdendo sangue, ficou configurado um tumor maligno no intestino reto. Optou-se pela cirurgia. O Pe. Sales, com seus 86 anos era muito robusto e sadio. No início de dezembro de 2001, outra operação. Tudo correu bem. Mas depois de quase um mês, o estado geral começou a piorar, No dia 04 de abril de 2002, um enfarte fulminante o levou para a Casa do Pai. Aliás, o Pe. Sales não se queixava de nada. Cearense robusto acostumado com as lides da vida. Terminada a Missa sai o féretro para o Cemitério do Bonfim (dados fornecidos pelo Pe. Paulo Pedreira de Freitas, SJ)

Fonte: Ungidos do Senhor na Evangelização do Ceará- Pe. Aureliano Silveira

Nenhum comentário: