sábado, 19 de fevereiro de 2011

Lançamento de livro sobre Sivuca reúne parentes e admiradores do sanfoneiro

O livro, escrito por Flávia Barreto e pelo jornalista Fernando Gasparini, enfoca o período de dez anos que o artista viveu em Pernambuco

Da Redação do pe360graus.com

O livro "Sivuca e a Música do Recife" foi lançado na última sexta-feira (18), na Casa da Cultura. A festa teve música e exposição de fotos do artista. O evento reuniu amigos, parentes e admiradores do instrumentista que nasceu em Itabaiana, na Paraíba, mas encontrou na Capital de Pernambuco o ambiente ideal para desenvolver o talento e se consagrar como um dos maiores sanfoneiros do Brasil.

“Sivuca foi um gênio. Para mim, como pessoa humana também. Uma pessoa muito compreensiva, amiga, leal e como músico eu não tenho o que dizer”, afirma o maestro Clóvis Pereira.

O livro, escrito pela filha única de Sivuca, Flávia Barreto (foto 3), e pelo jornalista Fernando Gasparini, enfoca o período de dez anos entre 1945 e 1955. “Na época de Sivuca, as rádios tinham orquestras. Sivuca só é Sivuca porque Recife é Recife”, diz o jornalista Fernando Gasparini.

De acordo com a socióloga, Flávia Barreto, filha de Sivuca, esse é um trabalho inicial. Mas há uma biografia ainda a ser lançada. “A biografia abarca toda a trajetória dele, pessoal, de vida, desde que nasceu, no interior da Paraíba, até a vinda”, diz.

Além do lançamento do livro, foi aberta uma exposição na casa da Cultura que reúne 16 painéis com fotos e textos sobre a trajetória de Sivuca e a ligação dele com o Recife. A exposição fica em cartaz até o dia 27 de fevereiro.

Sivuca morreu, vítima de câncer, em maio de 2006, aos 76 anos. “A qualidade da música dele está ultrapassando os tempos e, também, a questão de ser uma música internacional”, diz a viúva de Sivuca, Terezinha Mendes.

Fonte: pe360graus.globo.com

Nenhum comentário: