terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

José Dimas de Carvalho Muniz


Nascido a 29 de janeiro de 1964; aos doze anos começou a escrever poemas e contos, tendo publicado alguns no jornalzinho “Jovens que se comunicam”, mimeografado pelo Grêmio Cultural Irmã Consolação, do Colégio Virgem Poderosa. Ele também publicou seus poemas no “Semeador”, órgão da Pastoral da Juventude de Sobral, editado nas oficinas do Correio da Semana.

Em 1978 escreveu o conto “As Minas de Ferro”, um trabalho de classe, dirigido pelo professor de português Mons. José Edson Magalhães

Licenciado em letras e com mestrado em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará, é professor de Teoria da Literatura, na Universidade Vale do Acaraú, em Sobral e atualmente ocupa o cargo de Secretário de Cultura deste Município.

Publicou os seguintes livros: “Poemas”, 1988; “Frauta Ruda Agreste Avena”, 1993; “Itinerário do Reino da Barra”, 1993; “Nicodemos Araújo, poeta e historiador”(em parceria) 1995; “Mínimo Plural”, 1998; “Histórias de Zoologia Humana”, 2000 Marquipélago (2003), e “Fábulas Perversas” em 2006.

Dimas Carvalho, nascido, crescido e vivido em berço de tantos intelectuais ilustres, traz no seu âmago a marca de sua vocação autêntica de ficcionista, e mostra nos seus livros, histórias freqüentemente fantásticas que deixam sempre o saldo crítico – em nível satírico – da dolorida condição humana.

Nenhum comentário: