segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Academia Cearense de Letras

A Academia Cearense de Letras é a mais antiga instituição do gênero no país, pois foi fundada a 15 de agosto de 1894. Tal resultou do idealismo de alguns intelectuais, entre outros, o anglo-cearense Barão de Studart, e Thomaz Pompeu de Souza Brasil, seu primeiro presidente, topônimo desta Casa. Inspirou-se na Academia de Ciências de Lisboa, surgindo no rasto da famosa Padaria Espiritual, de Fortaleza, cujo "forno" funcionou por 6 anos (1892-1898), alimentado por "padeiros" notáveis, entre eles Antônio Sales, autor do festejado romance Aves de Arribação. Destarte, este grêmio literário não poderia deixar de usufruir das vantagens da moderna tecnologia representada pela Internet. Ao contar a nossa longa história, convidamos para um passeio na nossa também longeva sede, o antigo Palácio da Luz, onde, por muito tempo, alojou-se o Governador do Estado do Ceará. Sejam bem-vindos!

Pedro Henrique Saraiva Leão
Presidente

Os Fundadores da Academia Cearense de Letras

A Fortaleza provinciana do final do século XIX efervecia de idéias e pretensões, para provar este momento podemos citar a criação da Padaria Espiritual e do Grêmio Literário.
Então, Jovens Senhores participantes da elite cultural cearense se reuniram e fundaram a Academia Cearense, aos moldes da Academia de Ciências de Lisboa.
Foram os Fundadores da Academia Cearense: click no nome do acadêmico para conhecer seu resumo biográfico.
ATA DA FUNDAÇÃO DA ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS
Retiramos da REVISTA DA ACADEMIA CEARENSE (seu nome oficial à época de sua fundação), ano I, fascículo I, Fortaleza, 1896, a íntegra da sua ATA DA SESSÃO DE FUNDAÇÃO DA ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS SESSÃO DE 15 DE AGOSTO DE 1894.
Aos 15 dias de agosto de 1894, presentes no salão de honra da Phenix Caixeiral os Srs. Justiniano de Serpa, Farias Brito, Drumond da Costa, José Fontenelle, Álvaro de Alencar, Benedicto Sidou, Franco Rabello, Antônio Augusto, Guilherme Studart, Pedro de Queiroz, Alves Lima, Waldemiro Cavalcanti e Antonino Fontenelle, após ligeiras considerações sobre o fim da reunião, resolveu-se fundar nesta data uma sociedade denominada Academia Cearense, com os seguintes fins:
  • a) Examinar e emittir parecer sobre theorias, problemas e questões da actualidade;
  • b) acompanhar o movimento intelectual dos povos cultos, adaptando ao nosso meio as idéias, que parecerem mais úteis ao seu melhoramento e ao engrandecimento do espirito humano;
  • c) estabelecer palestras e conferências;
  • d) trabalhar pelo levantamento da instrucção, maximé do ensino profissional.
Procedendo-se à eleição da mesa provisória ficou ella assim composta:
Presidente Sr. Guilherme Studart,
Secretários Srs. Antônio Augusto de Vasconcellos e Raymundo Coelho de Arruda.
Escolheram-se egualmente duas comissões, uma para a confecção de estatutos, a qual ficou composta dos Srs. Justiniano de Serpa, Pedro de Queiroz e Waldemiro Cavalcanti e uma outra executiva, composta dos Srs. Álvaro de Alencar, José Fontenelle e Alves Lima.

Nenhum comentário: