domingo, 23 de janeiro de 2011

Rio Acaraú - O gigante

Ele nasce no ponto mais alto do Ceará, a Serra das Almas, em Monsenhor Tabosa. O local abriga também a nascente do Rio Quixeramobim. Na comunidade Belmonte, duas nascentes bastante degradadas dão início ao rio. Sua extensão de 315km corta o Ceará no sentido sul-norte. Tem como principais afluentes os rios Groaíras, Jacurutu, Macacos e Jaibaras. O Rio Acaraú, propulsor do desenvolvimento de toda a Zona Norte, drena 28 Municípios. Destes, 13 foram visitados pela nossa equipe de reportagem. Em cada cidade, seres humanos, recursos naturais e setores econômicos formam uma das principais bacias hidrográficas do Estado: a do Acaraú.

Marco - Projeto de irrigação
Neste Município está localizado o segundo perímetro irrigado da Bacia, o Baixo Acaraú. Nos 8.335 hectares distribuídos no Municípios de Bela Cruz, Acaraú e Marco são produzidas diversas frutas. Além das belas frutas, a atração deste local é a barragem. Neste trecho, o volume de água parece aumentar. A produção é destinada, principalmente, para exportação. O destaque fica nas culturas de mamão, melancia, melão e abacaxi. O Baixo Acaraú é administrado por uma associação dos produtores e recebe assistência técnica da Secretaria de Agricultura do Estado e do Ministério da Integração Nacional.

Sobral - Lixo e esgoto

Sobral carrega consigo muitas estrelas: é um dos principais Municípios do Estado em desenvolvimento; possui universidades e figuras ilustres. Todo o seu florescer se deu logo ali, na margem do Rio Acaraú. Infelizmente, também é a cidade que mais o polui. Mesmo com 70% de cobertura de esgotamento sanitário, sozinho é responsável por despejar toneladas de esgoto e lixo diariamente. Um dos principais cartões-postais da cidade denuncia a urgência nos cuidados: a presença de macrófitas no espelho-d’água. A cidade tem desenvolvido, no entanto, ações a médio e longo prazos para tratar melhor o rio.

Santana do Acaraú - Paisagem Urbana

Os moradores de Santana do Acaraú têm o privilégio de ter o rio bem ali, logo à porta de casa. O Acaraú passa na zona urbana, possibilitando lazer e renda para a população. Infelizmente, estas funções não têm sido aproveitadas devido à quantidade de lixo e esgoto acumulados no braço que passa nesta cidade. Mesmo assim, alguns banhistas e lavadeiras arriscam em tomar banho e lavar roupas nas águas sujas. E acabam dividindo o espaço com bichos que passam para se refrescar ou beber água.

Cariré - Diversão e lazer

Enquanto aguardam as mães lavarem roupa, meninos e meninas se divertem no Rio Acaraú. Nadar, brincar e jogar vôlei fazem parte do repertório de lazer para as comunidades ribeirinhas. Eles dizem que no final de semana é sempre mais movimentado. Durante a semana, somente quem não tem aula vai para o rio. Quando o leito está cheio, os saltos são a grande pedida. Enquanto às chuvas não vêm com frequência, a opção é improvisar um quadra de vôlei. Independente da quantidade de água, a diversão está garantida. As opções de balneários aumentam a partir deste trecho do rio.

Varjota - Perímetro Irrigado

O Açude Araras é o principal reservatório da Bacia do Acaraú e possibilita múltiplos usos para as populações que vivem no seu entorno: pesca, navegação, lazer, abastecimento, irrigação, além de produção de energia. Localizado no Município de Varjota, o açude é responsável pela perenização do Rio Acaraú. Em dezembro, sua capacidade marcava cerca de 455 mil metros cúbicos. Atualmente, abriga mais de 400 gaiolas de piscicultura, podendo receber em breve mais 1.000 gaiolas. Abastece dois perímetros, o Araras Norte e o Baixo Acaraú.

Monsenhor Tabosa - Nascente do rio

A Serra das Matas, no Município de Monsenhor Tabosa, é o ponto mais alto do Ceará, com 1.145m de altitude. E é onde estão localizadas as duas nascentes do Rio Acaraú. O local era reduto de povos indígenas já extintos, mas com herança fincada no local. Centenas de famílias ainda hoje vivem da agricultura de subsistência. Há 40 anos era sinônimo de fartura. Canaviais e uma diversidade de frutas podiam ser encontrados nas baixas, responsáveis por abastecer os Municípios vizinhos. Hoje, estão ameaçadas pela devastação e poluição. A criação de uma Unidade de Conservação neste local pode ser a garantia de sua existência.

Acaraú - Estuário

Neste Município está localizada a sua principal riqueza: o estuário. É aquela região onde há o contato entre as águas do rio e do mar. É aqui, também, onde está localizado um dos principais ecossistemas existentes, o manguezal - a transição entre ambientes terrestre e marinho. “Ali é o berçário das espécies, é onde se produz matéria orgânica, nutrientes para dar suporte à atividade pesqueira e a qualidade de vida da comunidade ribeirinha”, define o doutor em Geografia, Jeovah Meireles. O espaço é disputado por pescadores, marisqueiras e carcinicultores.

Bela Cruz - Por entre as terras

Este Município é uma das quatro cidades da bacia do Acaraú que receberm Selo Município Verde, categoria C, em 2010. Tem realizado um programa ambiental que, entre várias ações, distribui ecobag para diminuir o consumo de sacolas plásticas. A comunidade de Varjota, zona rural deste Município, vê bem de perto o leito do Rio Acaraú passar. São cerca de 200 metros da porta de casa. Mesmo estando com pouca água, o lugar oferece oportunidade para pescar e se refrescer. Neste trecho do rio, a água parece mais limpa e chega a ser cristalina. Pena que está proibida para o uso desta comunidade. Os proprietários das terras que a água corta cercaram o trecho ou proibiram expressamente a utilização do rio.

Cruz - Deserto no leito do rio

Neste trecho do rio, podemos andar vários metros de uma margem a outra sem água e com muita areia. Embaixo da ponte de 162 metros não passa mais tanta água assim. E pensando nos problemas ambientais, a Secretaria de Meio Ambiente deste Município realiza desde 2002 diversas ações para contribuir com a recuperação do rio e de outros setores. A coleta seletiva é uma realidade nesta cidade. Livros e cartilhas são distribuídas na escola para conscientização dos estudantes.

Morrinhos - Cidade

A ocupação urbana em direção às margens do Rio Acaraú neste Município não ocorreu na mesma proporção que as outras 12 cidades visitadas. Segundo o Censo 2010, do IBGE, a população urbana é de 9.615 habitantes. Outro fator que contribui para que as famílias morem distantes da margem é a topografia local, bastante íngreme. Enquanto isso, os moradores aproveitam o final de semana para se deliciar nos balneários da região ou mesmo na passagem molhada ali próxima ao centro da cidade. A partir daqui o Rio ganha uma bifurcação, fácil de percebê-la na chegada ao Município de Marco.

Groaíras - Lazer e preservação

No limite entre Cariré e Groaíras, o Rio Acaraú banha um trecho e agracia os moradores e turistas com uma ótima opção para banho. É lá que se encontra o balneário Cabana do João. Além da margem, os banhistas podem usufruir de uma barraca provisória instalada bem no leito do rio. Pode-se comer um aperitivo e molhar os pés ao mesmo tempo. O proprietário, João Batista do Nascimento, diz que a extensão permanece durante 4 meses no leito, “durante o verão, que não chove”. Para não agredir o meio ambiente, ele diz que a armação é toda feita de forma natural, com troncos e palhas, e que faz um trabalho de conscientização com os clientes para recolher o lixo.

Hidrolândia - Ilha do Ezaú

A Ilha do Ezaú só se torna ilha na época de cheia do Açude Araras. Na época de pouca água tem ligação com o Município de Hidrolândia. Cerca de 83 famílias moram no local e sobrevivem da pesca, do plantio e, agora, do cultivo de abelhas. Mas é a piscicultura a principal atividade da comunidade. O trabalho artesanal também faz parte da rotina da comunidade. Várias mulheres executam diariamente o vai-e-vem de linhas para produção de redes em suas calçadas.

Tamboril - A origem do local

A Barragem Pedra e Cal, localizada na sede deste Município, desviava o leito do Rio Acaraú tempos atrás. Segundo contam os moradores de Tamboril, o ilustre morador capitão Luiz Vieira de Souza, dono de muitas cabeças de gado e fazendas na região, queixava-se da estiagem que assolava o local na grande seca de 1777. Em promessa a sua santa padroeira, prometeu construir uma barragem, caso escapasse da seca. Logo tornou-se um dos principais reservatórios da região no século XVIII. Sem água, atualmente a barragem resguarda apenas o seu valor histórico. No local foi flagrado plantação de capim e construções irregulares.

Fonte: Diário do Nordeste 

Nenhum comentário: