sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria



1. Carisma: A palavra Carisma significa favor, graça, dom gratuito que Deus concede a alguém para o bem o bem espiritual de terceiros. SER CORAÇÃO DE MARIA é o espírito próprio da Cordimariana, inspirada na fé com que Maria sempre acolheu o Verbo; na sua SIMPLICIDADE de pobre, na sua COMPAIXÃO de deixar-se tocar pelo sofrimento humano; em sua MISERICÓRDIA ao acolher, perdoar e assumir o compromisso de libertação do oprimido.


2. Fundação: Histórico das Filhas do Coração Imaculado de Maria
A CONGREGAÇÃO DAS FILHAS DO CORAÇÃO IMACULADO DE MARIA, segundo a narração do seu próprio fundador – Padre Júlio Maria de Lombarde, “nasceu pequenina na humildade, na pobreza, sem intervenção nem de ricos nem de poderosos”.
Padre Júlio Maria – missionário belga ao ser enviado para o Brasil, num momento de oração para escutar os desígnios de Deus, decidiu-se a fundar uma Congregação Religiosa, inspirada na vida de Maria.

Chegando em Macapá, questiona-se sobre seu projeto perante a realidade sócio-cultural, econômica e religiosa da cidade.
Após ter ele fundado a Associação das Filhas de Maria, algumas jovens desejaram o ingresso na vida religiosa. – As vocações que surgiam, as necessidades de religiosas para a missão e o apelo pessoal de fundar um Congregação deram ao Padre Júlio Maria a certeza de que a hora de Deus chegara.
Muitas vezes falara de seu projeto para D. Amando Bahlman – Bispo de Santarém – Pará – que talvez percebendo a impossibilidade de sua realização, não interfere nos planos do vigário, do fundador.
Padre Júlio Maria marca com o bispo um encontro em Belém, para ultimar a fundação do Instituto Cordimariano. O bispo não se faz presente na hora prevista e Padre Júlio Maria toma a iniciativa de organizar a cerimônia de fundação. – Quando Dom Amando chega, percebendo que tudo está preparado, opõe-se radicalmente. O missionário justifica-se, dizendo ter querido somente a glória de Deus, mas está disposto a enviar as candidatas para suas famílias, caso fosse esta a vontade da autoridade diocesana.
O bispo se acalma, reflete e diz que, fechando os olhos à fundação Cordimariana, permitirá a obra e, no futuro, verá o que fazer.
A Congregação estava fundada.

ERA O DIA 21 DE NOVEMBRO DE 1916 – FESTA DA APRESENTAÇÃO DE MARIA.

3. Espiritualidade: A Espiritualidade Cordimariana foi delineada pelo seu fundador cujo ideal missionário é alimentado e vivido no mistério do Cristo Eucarístico à imitação de Maria ou seja, nossa Espiritualidade é Eucarístico-Mariana. “As Irmãs devem ter por ideal e modelo, o Coração de Maria Santíssima e o divino Coração de Jesus no Sacramento da Eucaristia”. (Regulamento nº 3) “O que deve distinguir as Filhas do Coração Imaculado de Maria, como devoção, é o amor a Santíssima Virgem, principalmente nas suas relações com a Eucaristia...” (Regulamento nº 6)

4. Governo: No quadriênio de 2007 a 2010:
 Ir. Maria do Disterro Rocha Santos - Superiora Geral

 Ir. Elizabete Barbosa de Souza – Conselheira

 Ir. Maria do Socorro Laurentino – Conselheira

 Ir. Maria Letícia Dias - Conselheira

Ir. Silvanete Maria Bezerra Pontes – Conselheira

Homenagem do Conselho Paroquial à Ir. Silvanete-23.12.10

O Conselho Paroquial realizou um coffee break em homenagem e agradecimento pelos serviços e préstimos da Ir. Silvanete à frente da Direção do Colégio Virgem Poderosa e da Paróquia de Acaraú.
Ir. Silvanete que a vários anos dirigiu o Colégio Virgem Poderosa irá assumir a direção do Colégio N. S. Das Dores em Bezerros-Pe. 

















Fonte: Blog Paróquia de Acaraú