sábado, 18 de setembro de 2010

Casa Paroquial -Atual

Casa Paroquial -Atual
Foi construída pelo saudoso padre Sabino de Lima Feijão, na década de 1930, com um andar superior.
Projetada para ser a nova residência sacerdotal, continua ainda em plena atividade; a construção é uma das mais belas casas da cidade e do seu tempo.

De frente para o nascente, ela impressiona pela fachada, pelas janelas, pelo estilo.
O majestoso e opulento prédio marca o período das notáveis edificações do operoso Padre Sabino.
As mentes preservacionistas do Acaraú desejam o tombamento oficial do belo casarão.

Casa Inácio Eduardo Rios-avô materno de Totó Rios

 Casa Inácio Eduardo Rios 
 Atualmente-17.09.2010
 Atualmente-17.09.2010

Localizado na rua dos Poetas, anteriormente Rua General Humberto Moura, mas em homenagem ao Padre Antônio Tomás e o poeta Nicodemos de Araújo, seu nome foi mudado. O bem conserva a arquitetura original, datando da década de 1930 e teve como seu idealizador o próprio Inácio Eduardo Rios, seu primeiro dono, líder político de Acaraú por muitos anos.

Localizada no meio da quadra, a edificação térrea expressa com clareza características próprias da arquitetura residencial tradicional cearense. Implantada em lote de generosa testada e grande comprimento, apresenta frontispício caracterizado por quatro vãos – dos quais três janelas e uma porta – dotadas de vergas retas e emolduradas com coroamento em arco pleno. Arrematando o edifício, nota-se a existência de cornija sobre a qual repousa as telhas do reduzido beiral. A edificação tem na alvenaria de tijolos autoportantes a base de sua lógica estrutural, apoiando a telhado em duas águas, sendo uma anterior e outra posterior, com cumeeira elevada, utilizando estrutura em madeira recoberta por telhas cerâmicas do tipo colonial.

Fonte: Secult-Ce

Casa de Detenção Municipal



Casa de Detenção Municipal


Localidade: Rua José Júlio Lousada 398 – Sede
Época da Construção Ano: 1    Século: XIX
 
Descrição:
A edificação, localizada a sede municipal, encontra-se implantada em lote de esquina de generosas dimensões, podendo-se notar claramente em suas fachadas a predominância de cheios sobre vazios. Sua fachada de maior dimensão, voltada para a Rua José Júlio Lousada apresenta-se configurada em um volume único, tendo posicionada em sua porção central destacado nártex guarnecedor da entrada principal, formado por arcos plenos sendo a envasadura frontal emoldurada por revestimento diferenciado simulando a cantaria pouco acima encimado por frontão coroado por volutas, sendo possível ler em seu tímpano cego os dizeres em alto relevo: CASA DE DETENçãO MUNICIPAL. Ainda em seu frontispício principal, ladeando ao nártex, figuram dois pares e envasaduras em verga reta dispostos um de cada lado, dotados os mesmos de pesadas molduras posicionados sobre faixa horizontal simulando a cantaria de aproximadamente 0.90m de largura que percorre toda a extensão da fachada, servindo de elemento enquadrador da composição, juntamente com os cunhais e discreta cimalha decorada em sua base por elementos curvilíneos. Nas fachadas laterais se repetem a utilização de cimalha e beiral, apresentando poucas envasaduras, também com verga reta, com esquadrias em madeira do tipo veneziana, protegidas por gradil, à exceção da porta principal de acesso, forjada em metal. Apresenta telhamento em barro do tipo capa/canal sobre estrutura apoiada em espessas paredes de alvenaria autoportantes de tijolos.
 
Informações Históricas
(baseada em depoimentos orais e/ou documentos) A Casa de Detenção Municipal, também chamada Cadeia Pública, foi construída na década de 1930. O bem não tem capacidade para acolher o número de detentos devido ao aumento da população carcerária. A atual administração anseia por construir um presídio fora da cidade para que a atual Cadeia Pública seja tombada e possa funcionar como espaço cultural. Pertence hoje ao Poder Municipal.
 
Fonte: Secult-Ce

Casa da Família Araújo Martins

 Casa da Família Araújo Martins

Localidade: Rua Nicodemos Araújo 67 – Sede

Época da Construção Ano: 1  
Século: XIX

Descrição: Localizada a sede municipal, a edificação apresenta-se implantada em lote de meio de quadra de generosas dimensões, obedecendo à típica conformação das residências do período eclético. Seu corpo principal apresenta fachada simétrica formada por cinco envasaduras em verga reta – formado por quatro janelas e uma portada posicionada de forma central na composição do frontispício - emolduradas e decoradas na posição de bandeirolas por elementos geométricos encerrados por pequena cimalhas. Emoldurando-se o frontispício, nota-se a existência de discretos cunhais que sustem a cornija encimada por platibanda contínua e decorada por motivos geometrais. Esta guarnece o telhado, com caimentos paralelos ao eixo do passeio, composto por estrutura em carnaúba sob telhamento em barro do tipo capa/canal que descansa sobre a estrutura autoportante das paredes em alvenaria de tijolos.

Informações Históricas: (baseada em depoimentos orais e/ou documentos) A casa da Família Araújo, como ficou conhecida até hoje, está localizada na rua Nicodemos Araújo, 67, e foi construída no final do século XIX. Segundo Dimas Carvalho, um dos primeiros proprietário do imóvel foi Paulo Rodrigues, que depois passou a Antonio Raimundo de Araújo, que deixou de herança aos seus filhos e hoje pertence a dois de seus netos. Moram no imóvel o senhor Juraci Martins e dona Geralda Maria Tomaz Lourenço. A casa possui elementos marcantes da época imperial, sendo suas portas largas e corredores longos. Também foi possível observar a presença da velha cacimba (poço), indispensável para o abastecimento de água, já que naquele tempo não existia qualquer tipo de rede de água e esgoto.

Fonte: Secult-Ce

Biblioteca Pública Municipal Poeta Manuel Nicodemos Araújo


Biblioteca Pública Municipal Poeta Manuel Nicodemos Araújo 
Funciona no prédio que era a Sede do antigo Recreio Dramático Familiar, inaugurado em 02 de maio de 1915. Era o clube diversional da região à época, e, como o nome indicava, servia também como teatro, sendo as peças escritas e encenadas pela própria comunidade.
 
Localidade: Praça da Matriz – Sede

Época da Construção Ano: 1915    Século: XX
 
Descrição: Embora desprovida de grande parte dos seus elementos decorativos originais de fachada, nota-se através da volumetria, sua filiação ao movimento eclético. Implantada em lote de generosa testada, apresenta frontispício simétrico definido por cinco portadas em verga reta, com esquadrias de bandeirola fixa em vidro e madeira, sendo a central levemente mais larga que as demais e encimada por envasadura semicircular ladeada por dois óculos. Coroando o frontispício nota-se a existência de cornija apoiadora de platibanda irregular, dotada de frontão e pináculos, sendo ainda parcialmente vazada por balaustradas laterais. Apresenta lógica estrutural baseada em paredes autoportantes de alvenaria de tijolos, que por sua vez apóiam a estrutura em madeira recoberta por telhamento em barro do tipo capa/canal, guarnecidos por platibanda.
 
Informações Históricas

(baseada em depoimentos orais e/ou documentos) A Biblioteca Pública Municipal Poeta Manuel Nicodemos de Araújo localizado na praça da Igreja Matriz, foi construído em 02 de maio de 1915. Segundo informações , anteriormente, era o Teatro e Clube Divercional de Acaraú. Seu nome original era Recreio Dramático Familiar, no qual eram ensaiadas peças teatrais pelos membros da comunidade para que fossem representadas no teatro da cidade. O maior autor nativo da época era o poeta que dá nome à biblioteca, Manuel Nicodemos de Araújo. Além de teatro, era utilizado como espaço festivo no carnaval. Os freqüentadores do clube eram pessoas de posses das antigas vilas vizinhas, Morrinhos, Cruz, Bela Cruz, Itarema, Marco, que compravam o título de sócio do clube, sem o qual não teriam acesso as festividades. O clube era fruto de iniciativa privada e só era permitida a entrada de pessoas muito bem vestidas. Acaraú era visto como centro cultural. Um dos acontecimentos que marcaram a Biblioteca foi quando o poeta Nicodemos Araújo, recebeu uma homenagem em forma de monumento em comemoração a seus 90 anos. O referido poeta foi responsável pela elaboração do hino e da bandeira da cidade. Era também historiador, responsável pela elaboração de livros sobre a história não só de Acaraú, mas de municípios circunvizinhos.
 
Fonte: Secult-Ce

Casa Paroquial-Antiga

Casa Paroquial-Antiga 
Localidade: Rua dos Poetas 214 - Sede

Descrição: Localizado em meio de quadra, a edificação apresenta-se volumetricamente definida por dois blocos. O primeiro, de caráter horizontalizado, apresenta-se composto por quatro envasaduras emolduradas dotadas de vergas retas, definidas como sendo duas portas e duas janelas entaipadas, dispostas de forma alternada e enquadradas por discretos cunhais encimados por cornija apoiadora do beiral. Já a segunda apresenta frontispício simétrico formado por três janelas em verga reta emolduradas e coroadas por pequenas cimalhas, tendo modenatura composta por dois discretos cunhais e cornija que ainda sustem a platibanda cega recortada em ameias e merlões estilizados.Guarnecido pela platibanda, o telhamento do tipo capa-canal apresenta-se disposto em duas águas com caimentos paralelos ao eixo do passeio, suportado por estrutura em madeira que descansa sobre a estrutura autoportante das paredes em alvenaria de tijolos.

Informações Históricas
(baseada em depoimentos orais e/ou documentos) A antiga Casa Paroquial de Acaraú, localizada na rua dos Poetas, foi construída no paroquiado do Padre Antônio Tomás, na primeira década do século XX, por volta de 1903/04. Sua arquitetura, tanto interna quanto externa, está intacta. Hoje, pertence à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Acaraú.

Fonte: Secult-Ce

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Casa da Família Martins

Casa da Família Martins

Rua Santo Antônio 1232 – Sede
Época da Construção Ano: 1    Século: XX

Descrição
De implantação tipicamente colonial, a edificação térrea localizada no meio da quadra apresenta fachada única caracterizada por quatro vãos – dos quais três janelas e uma porta – dotadas de verga em arco abatido emolduradas, dotadas de esquadrias confeccionadas em madeira e vidro. Enquadrando o edifício de belas proporções, nota-se a existência de dois cunhais interceptados pouco acima do alinhamento superior das esquadrias por cimalha, apoiando logo em seguida a cornija sobre a qual repousa as telhas do beiral. Apresenta sistema estrutural baseado nos tijolos de alvenaria autoportantes, que sustem a coberta em duas águas - sendo uma anterior e outra posterior - de alta e continua cumeeira, estruturada em madeira recoberta por telhamento cerâmico do tipo capa-canal.

Informações Históricas
(baseada em depoimentos orais e/ou documentos) A casa da Família Martins está localizada na rua Santo Antônio, 1232, e foi levantada na década de 1930. Segundo Dimas Carvalho, seu primeiro proprietário foi Macário Martins dos Santos, provavelmente seu construtor, e que depois deixou de herança para suas três filhas, as Irmãs Martins, Norina e Zizi, conhecidas na comunidade, por não chegaram a contrair matrimônio, e também porque cuidavam de duas sobrinhas, sendo muito estimadas pela comunidade. De uso estritamente residência, veio a ser alugada pela Prefeitura Municipal de Acaraú para a instalação da Farmácia Municipal, e hoje se encontra desocupada.

Fonte: Secult-Ce