terça-feira, 27 de abril de 2010

Seminário São José de Sobral-O auditório recebeu o nome de Monsenhor José Edson

Quarta-feira, dia 21, o Seminário São José inaugurou novas instalações para residência dos seminaristas. O Seminário São José tem como direção principal Pe. Raimundo Nonato Timbó – Administrador Diocesano; Reitor – Pe. Raimundo Ítalo Arcanjo de Sousa; Vice-Reitor – Gerson Luis Peres Gomes e Diretor Espiritual – Pe. João Batista Frota. Estiveram presentes à inauguração, o Ecônomo da Diocese de Sobral – Valmir Andrade, cerca de dez sacerdotes, além de amigos do seminário, entre eles o vereador Paulo Vasconcelos. seminario

A solenidade foi iniciada com uma missa concelebrada pelos padres Raimundo Nonato Timbó – Administrador Diocesano, presidente da celebração; Edmilson Eugênio, Assis Rocha, Valdery da Rocha, Ítalo Arcanjo, Gonçalo de Pinho, Robson, Denilson e Wirmerson. Foi destacada a presença do Monsenhor Sadoc de Araújo fundador da UVA e Pároco da Ressurreição.

Depois da missa foi inaugurado um novo auditório que recebeu o nome do Monsenhor José Edson Magalhães(in memoriam). Estiveram presentes o irmão do Monsenhor Edson, o Sr. Carlos Magalhães e amigos do homenageado, vindos de Acaraú.

Usaram da palavra Pe. Nonato Timbó, Pe. Assis Rocha, Pe. Ítalo, Pe. Denilson, Pe. João Batista Frota e o Sr. Carlos Magalhães.

O Seminário Diocesano São José foi criado por Dom José Tupinambá da Frota, primeiro bispo de Sobral, para abrigar os jovens seminaristas desde o primário até o atual Ensino Médio. Localizava-se no prédio em que hoje funciona no bonito prédio da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, em Betânia.

Dom Walfrido, terceiro bispo desta Diocese, transferiu os seminaristas para o prédio vizinho ao Colégio Sobralense, passando a funcionar o Seminário Menor – propedêutico – e Filosofia. Os filósofos passaram a estudar no recém criado curso de filosofia da UVA.

Dom Aldo, hoje, Arcebispo de João Pessoa, construiu o novo prédio para o Seminário ao lado da UVA no ano de 2001.

Em 2006, Dom Fernando, atualmente Arcebispo de Olinda e Recife, transferiu o Seminário para o antigo prédio onde funcionava o Centro Pastoral Dom Mota. Para tanto, ocorreram várias mudanças, a fim de melhor estruturá-lo, inclusive a da última quarta-feira.

No Seminário residem, hoje, os seguintes seminaristas:
1º ano: Elder Vannes, Fontenele, Luiz Ivan de Vasconcelos Júnior e Raul Márcio Costa.
2º ano: Francisco Edinardo Gomes de Oliveira e Francisco Flávio Marques.
Avelino, Fábio de Sousa Barbosa, Leone Agapito Lima e Jocélio Mendes Medeiros.
3º ano: Antônio Fábio Rodrigues de Paula, Francisco de Assis da Silveira, Rodrigo Sousa Fialho e Valdir Braga.

Fonte: Jornal Correio da Semana