segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Capela de Santo Antônio

Ao que estamos informados, no 1º quartel do século XIX foi levantada aqui uma capelinha em honra de Santo Antônio, localizada no lugar onde se construiu o Grupo Escolar 7 de Setembro (hoje Escola de 1º Grau Pe. Antônio Tomás).

Este templo foi mandado edificar pelo Pe. Luiz Martins dos Santos Araújo, que no mesmo foi sepultado, tal como desejava em vida.

Antônio Bezerra assim alude à referida igrejinha: "Não longe da Rua da Municipalidade existe outra capelinha que foi levantada em honra de Santo Antônio; mas atualmente permanece em completo abandono". Aludida capela foi mandada demolir, pelo Vigário Antônio Xavier, em 1885.

A capela consagrada a São Benedito e localizada na Rua Vigário Xavier, se deve ao Major Francisco Theófilo Ferreira, e foi construída em 1870. Sua benção foi oficiada em 1873, pelo Pe. Jerônimo Tome da Silva, o qual chegou a ser Arcebispo Primaz do Brasil, na Bahia.

Antônio Bezerra fala das festas memoráveis ali realizadas, com enorme afluência de fiéis. Em 1981 a tradicional capela a passou por uma reforma, isto e, foi pintada totalmente e teve suas portas substituídas. O trabalho dirigido pela Sra. Izaura Rios, teve autorização do Mons. José Edson Magalhães.

Fonte: Acaraú cidade centenária-Nicodemos Araújo

Capela de São Sebastião

-->



A capela de S. Sebastião, nesta cidade, foi construída as expensas e sob a direção do Sr. Raimundo Coelho de Albuquerque, nos anos de 1923/25. Sua inauguração se deu a 13 de dezembro de 1925, pelo Exmo. Sr. Dom Jose Tupinambá da Frota. Ali celebrou sua 1ª missa Mons. José Edson Magalhães o qual auxiliado por seu tio, Manoel Oliveira Magalhães, vem conservando o lindo templo.


Neste ano de 1982, o Sr. Manoel Oliveira Magalhães procedeu a um notável melhoramento na igrejinha. Assim é que a mesma foi protegida por uma grade de ferro pintado, com pé de cimento e alvenaria; um trabalho perfeito e eficiente de que estava carecendo mencionado templo.
A Festa anual de S. Sebastião e das mais concorridas desta Paróquia.

Fonte: Acaraú cidade centenária - Nicodemos Araújo