sábado, 18 de setembro de 2010

Biblioteca Pública Municipal Poeta Manuel Nicodemos Araújo


Biblioteca Pública Municipal Poeta Manuel Nicodemos Araújo 
Funciona no prédio que era a Sede do antigo Recreio Dramático Familiar, inaugurado em 02 de maio de 1915. Era o clube diversional da região à época, e, como o nome indicava, servia também como teatro, sendo as peças escritas e encenadas pela própria comunidade.
 
Localidade: Praça da Matriz – Sede

Época da Construção Ano: 1915    Século: XX
 
Descrição: Embora desprovida de grande parte dos seus elementos decorativos originais de fachada, nota-se através da volumetria, sua filiação ao movimento eclético. Implantada em lote de generosa testada, apresenta frontispício simétrico definido por cinco portadas em verga reta, com esquadrias de bandeirola fixa em vidro e madeira, sendo a central levemente mais larga que as demais e encimada por envasadura semicircular ladeada por dois óculos. Coroando o frontispício nota-se a existência de cornija apoiadora de platibanda irregular, dotada de frontão e pináculos, sendo ainda parcialmente vazada por balaustradas laterais. Apresenta lógica estrutural baseada em paredes autoportantes de alvenaria de tijolos, que por sua vez apóiam a estrutura em madeira recoberta por telhamento em barro do tipo capa/canal, guarnecidos por platibanda.
 
Informações Históricas

(baseada em depoimentos orais e/ou documentos) A Biblioteca Pública Municipal Poeta Manuel Nicodemos de Araújo localizado na praça da Igreja Matriz, foi construído em 02 de maio de 1915. Segundo informações , anteriormente, era o Teatro e Clube Divercional de Acaraú. Seu nome original era Recreio Dramático Familiar, no qual eram ensaiadas peças teatrais pelos membros da comunidade para que fossem representadas no teatro da cidade. O maior autor nativo da época era o poeta que dá nome à biblioteca, Manuel Nicodemos de Araújo. Além de teatro, era utilizado como espaço festivo no carnaval. Os freqüentadores do clube eram pessoas de posses das antigas vilas vizinhas, Morrinhos, Cruz, Bela Cruz, Itarema, Marco, que compravam o título de sócio do clube, sem o qual não teriam acesso as festividades. O clube era fruto de iniciativa privada e só era permitida a entrada de pessoas muito bem vestidas. Acaraú era visto como centro cultural. Um dos acontecimentos que marcaram a Biblioteca foi quando o poeta Nicodemos Araújo, recebeu uma homenagem em forma de monumento em comemoração a seus 90 anos. O referido poeta foi responsável pela elaboração do hino e da bandeira da cidade. Era também historiador, responsável pela elaboração de livros sobre a história não só de Acaraú, mas de municípios circunvizinhos.
 
Fonte: Secult-Ce

Nenhum comentário: