segunda-feira, 19 de abril de 2010

Pe. João Batista de Vasconcelos - Cooperador

Pe. João Batista de Vasconcelos
Nasce em Sobral, Padre João Batista Rodrigues Vasconcelos, filho de Antônio Ferreira Vasconcelos e dona Raimunda Rodrigues Vasconcelos.

Iniciou seus estudos na Escola Pública Antônio Mendes Carneiro e concluiu o 2º Grau no Colégio Santarém, já Seminarista. Iniciou os estudos filosóficos e teológicos em 1984, no Seminário Regional do NE-I. Concluiu o curso superior em 1989. Logo depois iniciou um breve curso de especialização em Liturgia, na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo.

Sua ordenação sacerdotal se deu a 31 de dezembro de 1990, na Catedral de Sobral, com o Bispo Dom Walfrido Teixeira Vieira. No mesmo dia, celebrou solenemente sua primeira missa, no Centro Social Rosa Guttar, no bairro Brasília. Atividades pastorais – foi nomeado Vigário Paroquial da Catedral, com o então Padre Gonçalo Pinto Gomes. Ao mesmo tempo exerceu o cargo de Vice-Reitor do Seminário Menor de São José, em Sobral. Neste mesmo período ensinou no Colégio Sobralense as disciplinas de 2º grau – Introdução à Filosofia, Sociologia e Educação Religiosa. 

Coordenou o Serviço de Orientação Religiosa do mesmo Colégio. Foi nomeado primeiro pároco da Paróquia de São Francisco, em Forquilha, Ceará, a 25 de junho de 1992. Demorou, ali quatro anos. Neste mesmo período, exerceu o cargo de Coordenador Diocesano da Catequese. Em seguida foi eleito Coordenador Diocesano da Pastoral e Diretor Presidente da Caritas. Em 1997 foi transferido para a Paróquia de Santo Antônio em Cariré, Ceará. Permaneceu à frente desta comunidade por três anos e nove meses.

Em 1994 fez a revalidação do curso de filosofia, na Universidade Estadual Vale do Acaraú. Em seguida foi a Roma para um breve curso de Espiritualidade Sacerdotal e Missionária, no Centro Internacional de Animação Missionária. Atualmente está fazendo Mestrado em Gestão Educacional. A 11 de novembro de 2000, foi nomeado pelo Bispo Diocesano D. Aldo Pagotto, Vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Bela Cruz, assumindo a paróquia que estava há seis meses sem pastor. Na ocasião, Mons. José Edson Magalhães, Vigário Episcopal do Baixo Acaraú discorreu sobre os poderes sacramentados do Pároco e os deveres dos paroquianos. Durante este período 2000-2005, Pe. João Batista realizou um apostolado dos mais dignificantes. A sua experiência como Secretário da Cáritas Diocesana de Sobral e Coordenador da Pastoral da Catequese da Diocese, contribuiu para muitas realizações à frente da Paróquia dentre as quais destacamos: Reforma da Igreja de São Vicente e Centro Pastoral; Construção da Casa Paroquial e Reforma da Igreja Matriz.

Fonte: Vicente Freitas

Nenhum comentário: