terça-feira, 9 de junho de 2009

Teresa de Jesus Silva


Teresa de Jesus Silva

Nasceu em Acaraú-Ce aos 23 de setembro de 1927.
Filha do Sr. Manoel Horácio da Silva (Sr. Beel ) e de D. Maria José da Silva ( D. Zezinha), tinha seis irmãos: Maria Conceição, José Silva, Antônio, Marié, Francisca de Jesus Francisquinha, Ritinha e Baiquinha.
Dotada de muita inteligência e interessada pelos estudos, saía da salina de seu pai, onde o ajudava, no Saguim em pleno meio-dia para chegar ao grupo escola.

D. Terezinha, como era chamada, iniciou seus estudos aos 5 anos de idade, em uma escola particular, com a professora Maria Celeste Peixoto, no ano seguinte passou a estudar no Grupo Escolar 7 de setembro, hoje conhecido como E.P.G. Padre Antônio Tomás. No ano de 1944 foi aprovada no exame de admissão da escola dirigida pelas professoras Odenília e Nina, onde passou um ano dirigindo a referida escola.

No ano de 1945, D. Terezinha, passou a estudar em uma Escola Normal Rural Virgem Poderosa fundada por Monsenhor Sabino de Lima e dirigida, na época, pela Irmã Saraiva, onde concluiu também o curso pedagógico em 1948. Teve uma escolinha particular antes de ingressar no Ginásio São José onde iniciou sua carreira na área da Educação, assumindo as funções de professora e secretária. Lá atuava como professora, fazia nas férias, o curso da C.A.D.S. Em Fortaleza. Este curso era equivalente a uma Licenciatura Plena, no seu caso em História. Com o falecimento do Mons. Sabino de Lima Feijão em 1965 pároco de nossa paróquia e diretor do ginásio, Dona Terezinha assume a diretoria da referida escola onde ficou como professora e diretora respectivamente por mais 30 anos somando-se assim 47 anos de trabalho por uma só escola.

Enquanto diretora, D.Terezinha era humana e autêntica. Dedicou grande parte de sua vida a jovens carentes de Acaraú. Não deixando de ressaltar sua grande contribuição na educação acarauense em geral.
Enquanto pessoa, era humilde, sincera e valorizava as coisas simples da vida.Por essa razão tornou-se especial para ,muitas pessoas até os dias de hoje.
• Foi cantora do coral da igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição de Acaraú,
• Foi catequista,
• Foi membro da Pia União das Filhas de Maria da mesma igreja.
Foram suas professoras: Odinília e Nina.

Tinha como principais amigos: Jurandir, Alfriza, Maria de Jesus, Tereza Carmelita, Tereza Viana, Vicência, Josefina e Clotilde, etc.
Criteriosa, trabalhadora, incansável e amável alem de suas obrigações a frente do Ginásio, ainda conseguia tempo para bordar, pintar e brincar de bonecas.
D. Terezinha faleceu aos 12 de Fevereiro de 1996 deixando o que ela mais amava, seus sobrinhos: Socorro de Fátima, Francisco Luis, Carla Érica, Carlos Filho, Camilla, Frederico e outros e o Ginásio São José.
D. Terezinha achava duas coisas muito estranhas:
1 ª A teoria de que o homem veio do macaco.
2ª E apesar de saber que todos nós vamos passar por isto, ela tinha medo da morte.