quarta-feira, 27 de maio de 2009

Herma do Mons. Sabino de Lima

Inaugurada em 20 de dezembro de 1948. Seu escultor foi também o também o artista Agostinho Baume Odísio.

Herma do Padre Antônio Tomás

Escultura pelo professor italiano, Agostinho Baume Odísio, foi inaugurada a 17 de julho de 1947. Foi mandada construir pela Paróquia, em colaboração com o Prefeito Raimundo Rocha.

Sobrado do Sacico Felipe Rocha

O sobrado da Família Felipe Rocha foi construído no começo do século XX, pelo agropecuarista e tabelião acarauense Francisco Felipe Rocha.

É uma edificação ampla, confortável, que o seu proprietário planejou e concretizou para abrigar a numerosa prole formada pelo casal Sacico e dona Alda Felipe Rocha.

O edifício, além de registrar o passado memorável da região, narrará às gerações do porvir, capítulos da história norte cearense.
Tombar um edifício deste porte é perpetuar a história artística do litoral acarauense.

Casa do Sr. Santos Moura

Construída há quase um século, o casarão, na Rua Santo Antônio, a poucos metros do Rio Acaraú, guarda a memória da cidade do Acaraú. Nessa residência, Osterval Santos Moura, um dos descendentes da família Moura, imigrante portuguesa que ajudaram a colonizar a região, construiu sua família e a instruiu dentro dos ditames da moral cristã e cívica.

O solar do “Santos Moura” está preservado, e mora no local a professora Lúcia Moura, uma das filhas do abastado construtor do casarão. A residência é ponto de encontro da família quando se reúne na cidade; ou seja, os descendentes que residem fora do município, em outros Estados e até no exterior.

Paço Municipal


Tendo funcionado de modo precário e intermitente em vários locais, somente em 1894 a administração municipal passou a ter sede própria.
O prédio, adquirido da firma Pesqueiro & Cia, localiza-se na Rua Santo Antônio, e sofreu uma grande reforma em 1922.
A fachada entretanto, mantém-se inalterada desde o século XIX.

Obelisco do Centenário


O monumento do Obelisco do Centenário do Acaraú foi inaugurado em 31 de julho de 1949, na presença do povo, de autoridades civis, militares e eclesiásticos, ou seja, numa pomposa festa que marcou época.
Destruído por iconoclasta, o símbolo dos construtores do progresso do Acaraú foi novamente edificado e reinaugurado pelo povo e para o povo, em 31 de julho de 2005.

Mercado Público Municipal

A construção do Mercado Público do Acaraú iniciou-se em 1876 e a sua inauguração deu-se em 1878. Passou por sucessivas reformas e ampliações; em 1900, em 1905, em 1923 e em 1939. Em 1949, foi demolido o antigo mercado e edificado o atual, que foi inaugurado em 31 de julho do mesmo ano. Desde então, tem sofrido seguidas modificações, conservando, porém, em alguns trechos, a fachada original.

Igreja Matriz

A primitiva capela do Acaraú, feita de taipa, foi construída em 1749. Posteriormente, já no século XIX, ela foi substituída por um templo maior, de alvenaria, o qual passou por sucessivas reformas, a mais significativa delas em 1902, no paroquiato do Padre Antônio Tomás.

Quando o Padre Sabino de Lima assumiu a direção da paróquia, ideou demolir o antigo templo e construir o atual: efetivamente assim o fez, tendo os trabalhos se estendido de 1943 a 1947. Os trabalhos foram realizados sob a direção do arquiteto e escultor italiano Agostinho Baumes Odísio, e a Igreja Matriz, uma das mais belas do Ceará, representa verdadeira jóia arquitetônica.

Igreja de São Sebastião


Edificada nos idos de 1925, pelo saudoso Major Raimundo Coelho de Albuquerque, o majestoso templo é um dos principais pontos turísticos do Acaraú.

As visitas ao local ocorrem durante todo o ano, mas é no mês de janeiro, data da Festa do Padroeiro, que se Intensificam as visitas de devotos e romeiros.
Do amplo calçadão do octogenário prédio, avista-se as mongubeiras seculares do Acaraú.

Igreja de São Benedito


A poucos metros da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da cidade do Acaraú, existe outro templo que também desperta os olhares dos moradores e visitantes: é a igreja de São Benedito, edificada pelo saudoso padre Antônio Xavier Maria de Castro, nos idos de 1870. Ele tem a frente voltada para o norte, é pequena e fica próximo aos mangues.

Ao longo desses anos, tem sido conservada pelos párocos do Acaraú.
A festa do Padroeiro é festejada no mês de outubro. Ela é parte do rico patrimônio arquitetônico e cultural da sesquicentenária Acaraú, cidade berço do poeta Padre Antônio Tomás.

Igreja de Santa Rita de Cássia da Juritianha

Ao leste do Acaraú (13km da sede), existe a Capela de Santa Rita de Cássia, no distrito de Juritianha.
O nicho religioso data do século XIX. Em 7 de outubro de 1875, foi criada e aprovada pelo padre Antônio Xavier Maria de Castro, a Irmandade de Santa Rita de Cássia da Juritianha. Isto evidencia a existência de culto religioso católico na antiga povoação.

De 1916 a1922, a construção de taipa foi substituída por alvenaria, com aproximadamente 26m de comprimento, por 12m de largura. Os trabalhos foram chefiados por Livino Graciano da Silveira (procurador da capela local), com recursos adquiridos por meio de leilões e doações de devotos e romeiros da Padroeira.

Há 15 anos, a Diocese de Itapipoca transformou a comunidade e adjacência em Área Pastoral de Juritianha.
O templo está em ótimo estado de conservação e preserva a arquitetura dos anos da sua edificação.

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

A gruta de N.S. de Lourdes, localizada na rua Major Coelho, mede 10 metros de frente por 7 de altura, foi construída de pedras de lajeiro, tendo ao centro, no alto, um nicho com a linda escultura da Virgem de Lourdes, medindo 1,30m, e outra da Vidente Bernadete, com um metro de altura. Ao lado direito, há um altar para os atos do culto.

É um belo monumento, uma obra de arte que constitui atração religiosa e cultural. É visitada por romeiros, devotos e turistas de várias partes do Ceará e do Brasil. Sua bênção inaugural foi em 15 de outubro de 1939, oficiada pelo Mons. Sabino de Lima, inspirador e supervisor da obra.

Ginásio São José


Em 31 de julho de 1949, data do 1° Centenário do Acaraú, foi lançada a primeira pedra para o grande edifício, o qual se iniciou, oficialmente, em 23 de julho 1953.

O educandário, construído há praticamente 70 anos, foi palco de alegria e glória para a sociedade acarauense, haja vista ter formado centenas de humanistas, hoje desempenhando as mais brilhantes funções por todo o país.


Nos últimos cinco anos a instituição recebeu a denominação de Escola de Ensino Fundamental Teresa de Jesus Silva, uma justa homenagem àquela que foi diretora geral dessa escola por mais de 30 anos.
Há um sonho acalentado pelos acarauenses: ver materializado oficialmente o tombamento dessa casa de instrução – o memorável Ginásio São José.

Colégio Virgem Poderosa

O educandário Virgem Poderosa, edificado pelo saudoso Mons. Sabino de Lima Feijão, nos idos de 1939, funcionou, inicialmente, com a denominação de Escola Normal Rural. Posteriormente, o estabelecimento educacional, mudou a razão social para Colégio Virgem Poderosa.
Tem um valor inestimável para o Baixo Acaraú e, especialmente, para a cidade do Acaraú.

Historicamente, nesse local, milhares de jovens receberam a luz do saber.
Atualmente, dirigido pelas Irmãs Cordimarianas, o velho sobrado continua ministrando a educação à juventude da região.

A mansão do saber acarauense é uma preciosidade cultural, histórica e artística, pois a despeito de remontar à década de 30, preserva, ainda, a sua arquitetura original, peculiar das casas de ensino coletivo da época.
Localizado no centro histórico do Acaraú, tombar oficialmente essa edificação é manter viva a história e resgatar o nosso passado glorioso.