sexta-feira, 26 de junho de 2009

Santos Moura


Osterwald Santos Moura nasceu a 14/02/1906 na cidade de Acaraú-ce. É filho de Bento Jose de Moura Ferreira e de Raimunda Pongitori Sales Ferreira.
A palavra Osterwald não é portuguesa. Um famoso químico alemão tinha este nome. Acredita-se que seus pais tenham lido em algum almanaque periódico da época alguma citação referente a este nome e deram a seu filho.
Santos Moura foi casado com Maria Zilma Rocha Moura, de cuja união nasceram os seguintes filhos: Maria Helena, Vicente Javan, Lucia Maria, Silvia, Bento José, Maria Irene, Pedro Henrique, Jose Stênio e Anna Clara.
Descendem deles ainda 20 netos e 22 bisnetos.
Com a morte de sua mulher não se casou mais, dedicou-se ao trabalho, a sua família e a religião.
Quanto ao trabalho dizia que começou no comercio aos 7 anos no estabelecimento comercial de seu pai, a centenária Casa Pery, fundada em 1897. Esteve em sua direção de 1932-1973. Hoje tem como proprietário seu filho Bento Jose.
Em relação à família, dedicou-se a criar dos filhos como podia. Dizia sempre que a melhor herança que podia deixar era uma boa instrução
Quando pôde, colocou-os nos melhores colégios. Porém somente 2 concluíram o curso superior. Infelizmente não pede ver o êxito de seus netos bisnetos que em sua maioria já passou pela universidade e um bisneto Frade.

Fonte: Familia Moura

Nenhum comentário: