quarta-feira, 27 de maio de 2009

Casa do Sr. Santos Moura

Construída há quase um século, o casarão, na Rua Santo Antônio, a poucos metros do Rio Acaraú, guarda a memória da cidade do Acaraú. Nessa residência, Osterval Santos Moura, um dos descendentes da família Moura, imigrante portuguesa que ajudaram a colonizar a região, construiu sua família e a instruiu dentro dos ditames da moral cristã e cívica.

O solar do “Santos Moura” está preservado, e mora no local a professora Lúcia Moura, uma das filhas do abastado construtor do casarão. A residência é ponto de encontro da família quando se reúne na cidade; ou seja, os descendentes que residem fora do município, em outros Estados e até no exterior.

Um comentário:

cultura disse...

Está nascendo em Acaraú, embora de maneira tímida,o desejo que há muito vem sendo acalentado: montar um museu que conte a nossa história. Quem sabe a secretaria de cultura pudesse dar o ponta-pé inicial para as pessoas que amam o Acaraú e aliomentam todos os dias este ideal.
Uma campanha de doações de objetos, móveis, pertences, fotografias etc de raprtições que já funcionaram aqui. Alguns prédios da cidade estão fechados e poderiam muito bem abrigar o museu.