quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Cultura



A cidade também contou com uma diversidade de atividades culturais, dentre elas pode-se relembrar a banda de música que tocava para animar as mais diversas comemorações. Os carnavais aqui eram animados por blocos que contagiavam todo o povo, este muito bem informado, pois contavam com jornais como "O Norte" e "O Acaraú", aqui editados. Havia também a Festa da Lagosta, onde a população reunia-se ao som de bandas musicais para comemorar o progresso que a mesma trazia. E por muito tempo contou com clubes e cinemas para animar as noites. O Desfile da Independência parava toda a cidade para contemplá-lo e foi aqui que nasceu Padre Antônio Tomás e residiu o poeta Nicodemos Araújo, ambos bastante admirados por todos os que conheceram suas trajetórias.

Atualmente Acaraú ainda é uma cidade sócio-cultural, com muitas atividades culturais a oferecer como os casarões antigos, a Igreja Matriz com sua arquitetura exuberante, a casa onde nasceu Padre Antônio Tomás, o ginásio poliesportivo, o rico artesanato como o crochê e a renda, atualmente exportados, o carnaval, as festas juninas, as vaquejadas, os reisados que são típicos da cultura cearense.

Diante do que foi mencionado, Acaraú é um município historicamente rico, com muitos valores políticos e culturais a deixar para as gerações posteriores e possuidor de um povo que sabe preservar suas raízes, não as substituindo por outras importadas de outros povos e que nada de proveitoso lhe trarão.

A respeito da cultura, o "gabinete de leitura” foi fundado, em nossa cidade a 18 de junho de 1911 e desempenhou um notável papel na vida cultural de Acaraú. Durou cerca de 10 anos. Em 1934, tivemos o Grêmio "Romeiros do Porvir”; em 1966 fundou-se a "Casa da Juventude Pe. Antônio Tomás”, que em 1968 passou a se chamar de "Clube da Juventude". Os grupos teatrais foram: "O Guarani e Solar das Garças". Além de grupos teatrais, tínhamos o "Recreio Dramático”, que no dia 28 de fevereiro de 1976 passou a ser chamado de "Recreio Atlético Clube" e foi festivamente comemorado pela sociedade acarauense.

Fonte: Acaraú cidade centenária-Nicodemos Araújo

Acaraú-Evolução Política e Cultural

Data de 31 de julho de 1849, depois de muito sacrifício, a lei que sancionou a autonomia política e administrativa da povoação da “Barra do Acaracu”, e na mesma data elevou esta à categoria de vila.

Passado algum tempo, criou-se o município, que necessitava de membros na Câmara para reger o destino da nova unidade de Federação, acontecendo em outubro de 1850 a eleição dos vereadores os quais em fevereiro do ano seguinte tomaram posse. Depois de 31 anos, os acarauenses conseguiram que a vila fosse elevada à categoria de cidade.

Logo após, criaram-se os distritos administrativos. E em 1889, proclamada a República no Brasil, criou-se em Acaraú o Clube Republicano que teve um importante papel na vida pública municipal. Realizou-se em 1963 o Plebiscito para a escolha do novo sistema de governo tendo como resultado o sistema parlamentar.

Passando por todo esse processo evolutivo político, Acaraú hoje é regido pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário seguindo o mesmo padrão do restante do país.

Fonte: A História de Acaraú-Liceu de Acaraú

6-Urbanização

O Acaraú surgiu nas Cacimbas, onde por algum tempo as pessoas que lá moravam trabalhavam com a pesca, mas em vista do comércio na cidade está progredindo, as pessoas começaram a vir morar aqui, e voltando para lá apenas para trabalhar.

E foi no final do século XVIII que surgiram nas proximidades do Rio Acaraú as primeiras casas da sede, onde atualmente está o bairro de Outra Banda.

Apesar de ser uma cidade com 156 anos, Acaraú teve uma urbanização tardia, pois foi só a partir de 1970 que se deu o seu processo de urbanização, quando as pessoas que moravam na zona rural começaram a se deslocarem para a cidade em busca da melhoria de vida, pois a cidade já contava com hospitais, bancos, escolas, mercados, comércios e isso ajudava muito. O êxodo rural foi predominante nesta época, ocorrendo então um inchaço. E isso foi fazendo com que a cidade fosse crescendo aleatoriamente, sem planejamento nenhum, tornando-se uma cidade espontânea (desorganizada).

Fazem parte do centro da cidade os seguintes bairros: Bal, Campo de Aviação, Planalto das Bailarinas, Sítio Buriti e Sagüim e mais afastados do centro da cidade temos os distritos de Aranaú, Juritianha e Lagoa do Carneiro.

Hoje a cidade já conta com um plano diretor em busca de sua melhoria, já tendo um bairro, Bailarinas, planejado com casas e ruas bem enquadradas nos requisitos solicitados pela Secretaria de Infra-estrutura. E é uma cidade que tem muitos pontos positivos os quais ajudam a conseguir o seu desenvolvimento urbano, entre eles os atrativos turísticos e culturais como a casa do Padre Antônio Tomás, a Igreja Matriz da Imaculada Conceição, além de seu litoral, que deve ser apreciado por aqueles aqui estiverem.

Fonte: A História de Acaraú- Liceu de Acaraú Maria Alice Ramos Gomes
Autor(a): Sandra Érica de Freitas

5-Aspectos Demográficos

Aspectos Demográficos de Acaraú

A população total do município de Acaraú, tendo por base o senso do IBGE no ano de 2002, é de 48.968 habitantes. Sendo que esta população está dividida em duas áreas: área urbana e área rural, de modo que a área urbana contém 24.582 habitantes e a área rural 24.386.

Para o ano de 2005 já existe um prognóstico citado pelo senso do Instituto Brasileiro da Geografia Estatística, IBGE, com uma previsão de 50.373 habitantes. O Acaraú é constituído de uma área de 842.88km². Sabendo-se que a sua população é de 48.968 habitantes, a densidade demográfica fica em cerca de 58 hab/km². Como percebemos, a população de Acaraú não para de crescer, ou seja, vai aumentando a cada ano que se passa, gerada por muitos fatores. Um exemplo disso é a migração, devido o Acaraú ser um pólo atrativo de pessoas, principalmente pelo setor primário, ou seja, o da economia.

A pesca, em termos centrais a da lagosta e a carcinicultura, oferecem a oportunidade de geração de muitos empregos diretos e indiretos, tanto na terra, como no mar, fazendo com que um grande numero de pessoas se sintam atraídas a vir morar aqui. Não é a toa que o Acaraú já é internacionalmente conhecido como a “Terra da Lagosta”, devido a sua venda de crustáceos para muitos lugares do Brasil e do exterior. Por isso, podemos dizer que o Acaraú exporta lagosta. Esta é uma das razões do Acaraú ter recebido uma grande quantidade de migrantes. Um exemplo disso, além de outros, são pessoas que vêm do Pará e de Tutóia. Outro fator interessante sobre migração é que, a partir dos anos 70, ocorre um êxodo rural marcando o crescimento urbano do Acaraú, devido a falta de trabalho, estudo para os filhos, a falta de terras próprias onde pudessem plantar ou ainda decorrente de longos períodos de estiagem (seca), fazendo assim com que esses novos moradores se fixassem na cidade e fizessem com que o comércio e as prestadoras de serviços chegassem e permanecessem em nosso município. Tudo isso aliado à chegada de hospitais, bancos, etc.

O crescimento vegetativo, por ser positivo, é algo que chama bastante a atenção em nosso município, pois a taxa de mortalidade é superada pela de natalidade. Principalmente nos últimos anos, onde a saúde, através dos PSF e das Agentes tem diminuido drasticamente a mortalidade. Já em relação a natalidade, a busca pelo controle é feita sem descanso.
Mas, por parte de algumas pessoas, ainda notamos a falta de informação para reduzir o número de filhos.

Sobre o nosso Acaraú, se pode dizer que ele não é tão jovem, pois o mesmo irá completar no dia 31 de julho do corrente ano 156 anos. Mas ainda existe uma tese contrária quanto ao fator demográfico por razão de nossa população ser jovem, por meio da pirâmide etária.A pirâmide acarauence possui uma base larga e isso quer dizer que quem predomina são os jovens; aqueles de 0 a 19 anos de idade. Notamos também que a nossa população idosa é bastante pequena, pois o ápice da pirâmide, onde os idosos estão situados é muito pequeno (estreito) e isso significa que muitos deles quando chegam a mais de 60 anos morrem, devido a falta de medicamentos e outras coisas mais. A expectativa de vida acarauense é de 73 anos, ou seja, o nosso Acaraú a cada dia que passa, procura obter melhorias na saúde, na cultura, na educação e na economia, buscando assim, uma forma de motivação e alegria para favorecer a longevidade na expectativa de vida da população acarauense.

Fonte: A História de Acaraú- Liceu de Acaraú Maria Alice Ramos Gomes
Autor(a): Kátia Darlane tavares de Jesus

Aspectos Demográficos de Acaraú

Podemos entender os aspectos demográficos do Acaraú através destes dados: população absoluta, população relativa, densidade demográfica, migração, pirâmide etária e crescimento vegetativo.
O Acaraú tem uma população absoluta de 48.968 habitantes, sendo que esse total de habitantes está dividido entre zona urbana com 24.582 habitantes e zona rural com 24.386 habitantes, segundo o senso do IBGE em 2002. Mas já existe um novo prognóstico citado pelo mesmo IBGE para o ano de 2005 de 50.373 habitantes no município.

O Acaraú vai completar 156 anos de existência no dia 31 de Julho próximo. Constamos que, na pirâmide etária, a maior parte da população é de jovens, pois a mesma apresenta a base larga na faixa de 0 a 19 anos, configurando um total de 25.100 pessoas nesta faixa distribuídos da seguinte forma: 12.780 do sexo masculino e 12.320 do sexo feminino. No meio da pirâmide está a faixa de adultos que corresponde a um intervalo de 20 a 59 anos e que está diminuindo por conta de doenças variadas e de acidentes, perfazendo um total de 20.686 pessoas assim distribuídos: 10.350 homens e 10.336 mulheres. A parte menor da pirâmide, que é o ápice, concentra os idosos de 60 anos em diante, sendo 2.181 de homens e 2.069 de mulheres totalizando 4.250 pessoas, sendo que há uma alto índice de óbitos destas pessoas ao chegarem ao 60 anos. A expectativa de vida em Acaraú é de aproximadamente 73 anos de idade, ou seja, há uma busca por melhoria na qualidade de vida das pessoas com investimentos em saúde, principalmente. Por conta do índice de mortalidade ter diminuído, o crescimento vegetativo é positivo, pois a taxa de natalidade supera a de mortalidade. Isso ocorre devido ao apoio dos agentes de saúde e dos PSF na comunidade. A natalidade vem aumentando por falta de informações básicas.

O Município de Acaraú tem uma área de 842, 88 km2, sendo sua densidade demográfica da ordem de 58 hab/km2. A população não pára de crescer devido ser um pólo atrativo. A pesca e a carcinicultura são atividades que atraem muitas pessoas e renda para o município. Assim sendo, o Acaraú tem recebido muitos migrantes.

Outro fator interessante é que a partir dos anos 70 o êxodo rural marcou o crescimento urbano de Acaraú fazendo com que o comércio e as prestadoras de serviço chegassem e se fixassem na cidade fazendo a população crescer.

Fonte: A História de Acaraú- Liceu de Acaraú Maria Alice Ramos Gomes
Autor(a): Ana Paula do Nascimento Araújo

3-Aspectos Geográficos

O município de Acaraú tem um clima agradável. Está localizado no litoral, o que permite que a temperatura seja amena e fresca, por volta dos 27°C. Em agosto e Setembro sopram fortes ventos.

A flora de Acaraú varia de um lugar para outro; no litoral, a vegetação é rasteira, contrastando com altos coqueirais. Os manguezais têm uma grande importância para o meio ambiente, pois é neles que se reproduzem muitas espécies animais (caranguejos, siris, etc).

O Acaraú tem seu relevo plano, apresentando poucas e pequenas elevações; também apresenta formações de terras cercadas de água.

A rocha cenozóica, como grupo barreira, que se expõe por toda faixa costeira, recobrindo 50 km do continente. São sedimentos arenosos e labirínticos que recobrem unidades estratigrafias; possui uma cor avermelhada e amarelada e suas coberturas com espessuras variadas até 24 m.

O solo é o chão onde nós pisamos. No município do Acaraú, ele se apresenta de formas variadas: arenoso, na sua maioria, por situar-se próximo ao mar e é argiloso ou aluvião parecido com barro, nas proximidades dos rios.

Hidrografia: O Rio Acaraú é o segundo maior rio do Ceará, com extensão de cerca de 320 km; ele recebe água de outros rios afluentes, os rios: Macacos, Feitosa, Jacurutu, Grociéras, Madeiras, Caibros, Jatobá, Jaibaras e Aracati-mirim.

Bacia hidrográfica: a bacia ocupa uma área de aproximadamente 14.000 km2 que refaz cerca de 10% da área do estado, estreitando-se próxima à costa. Apresenta um padrão de drenagem predominante angular onde são evidentes as feições estruturas tipo Riacho-fenda.

Fonte: A História de Acaraú- Liceu de Acaraú Maria Alice Ramos Gomes
Autor(a): Ana Rosa de Miranda

2-Localização Geográfica

O município de Acaraú está situado no litoral do extremo norte do Ceará. Atualmente, é composto de três distritos, além da sede: Aranaú, Juritianha e Lagoa do Carneiro. É banhado por águas salgadas e doces ao oeste, onde está situado ao rio Acaraú e ao norte, o Oceano Atlântico. Outro rio que também passa pelas terras acarauenses é o rio Aracati-mirim. E além desses, existem muitos córregos, riachos, açudes e lagoas.

O rio Acaraú é o segundo maior rio do Ceará, com uma extensão de cerca de 320 km e o litoral do Acaraú tem cerca de 50 km. Devido o mar ser uma riqueza natural inesgotável de vida para o homem , o Acaraú é privilegiado por sua localização geográfica. Possui uma área de 839,2 km2, com uma altitude (sede) de 13 m, a latitude de 2º53', sul e a longitude de 40º07', oeste.

Fonte: A História de Acaraú- Liceu de Acaraú Maria Alice Ramos Gomes