sábado, 27 de dezembro de 2008

Turismo



Atrativos naturais
• Praias: Barrinha, Aranaú,Monteiro, Arpoeiras,Barra do Zumbi, Espraiado,Volta do Rio e Coroa Grande
• Lagoas: Espinhos da Volta, Dantas, Lagamar e Carrapateira
• Ilhas: Ilha dos Fernandes, Imburana, Coqueiros, Grande, Ilha dos Ratos, Ponta do Presídio.
• Rio Acaraú: com o curso de 320 km, nasce na Serra do Machado, em Monsenhor Tabosa, e lança-se no oceano Atlântico por meio de dois braços: o Cacimba e o Mosqueiro. A sua bacia hidrográfica é calculada em 14.500 km2 e banha as cidades de Tamboril, Sobral, Santana do Acaraú, Marco e Bela Cruz, entre outras.

1-Dados Geográficos

Área:839,2km².
Área(% em relação ao Estado):0,63.
Altitude:
13m.
Latitude:
2°53’08.
Longitude: 40°07’12.
Mesorregião:
Norte Cearense.
Microrregião:
Litoral de Camocim.
Limites:
Norte - Oceano Atlântico; Sul – Morrinhos; Leste – Itarema; Oeste – Cruz e Bela Cruz.
Distritos: Aranaú, Juritianha, Lagoa do Carneiro.
Acidentes Geográficos: Rio Acaraú e Enseada de Timbaú, Serrote e Ponta de Jericoacoara, Lagoas de Guriu, Caiçara, Jijoca.
Recursos Hídricos: Pluviometria (a média anual é de 782,9).
Atrativos Naturais: Praias (Barrinha,Aranaú,Monteiro,Arpoeiras,Barra do Zumbi, Espraiado, Volta do Rio,Coroa Grande)
Lagoas(Espinhos da Volta,Dantas,Lagamar,Carrapateira)
Ilhas (Ilha dosFernandes,Imburana,Coqueiros,Grande,Ilha dos Ratos,Ponta do Presídio).

Estatisticas
População censo de 1999: 45.234.
Densidade Demográfica(hab/km²): 54,22.
Distância da Capital em Linha Reta:
203km.
Distância por Rodovia: 233km.
Vias de Acesso a Capital:
BR-222, BR-402, CE-354.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

A Origem das Primeiras Famílias Acarauenses

O tronco genealógico do município de Acaraú foi povoado por diversos cidadãos de nacionalidade espanhola, italiana e portuguesa que desembarcaram no Porto das Cacimbas, a 5 quilômetros desta cidade. Ali muitos se instalaram, enquanto outros procuraram a orla marítima, para fixação de suas residências e o exercício de suas profissões. E chamamos tronco, porque, tal como diz Saul de Navarro, "A Genealogia, tendo por símbolo uma árvore, é a raiz de uma nacionalidade, que surge da família, como a flor e o fruto de geração, e cuja fronte(testa) representa a pátria em sua síntese".

Diversas das famílias que constituem a raiz genealógica do município de Acaraú procedem de cidadãos estrangeiros, conforme a relação seguinte:

 
- Família Domingues Regadas - É originária de Vila Nova de Gaia, em Portugal, através de José Domingues Regadas, que aqui trabalhou no comércio.

- Família Ferreira - Deriva de São Julião de Lage, Arcebispado de Praga, em Portugal, por intermédio de Antônio José Ferreira.
 
- Família Ferreira Gomes – É também de origem lusitana, através dos capitães Bernardino Ferreira Gomes, e descende de Leiria, onde foi edificada a célebre Basílica de Nossa Senhora de Fátima.
 
- Família Gonçalves- Oriunda (originária) de Portegado, na Espanha, através de Modesto Francisco Gonçalves, que foi alto comerciante e chefe político nesta cidade.
 
- Família Giffoni- Provém de Nápoles, na Itália, por intermédio de Vicente Gifoni, que também constituiu um dos esteios (escora) do comércio local.
 
- Família Júnior- Descendente da nação portuguesa, através do capitão Antônio José Ferreira Júnior, pai do extinto prócer político João Ferreira Júnior.
 
- Família Louzada - Igualmente se origina de Portugal e provém de Francisco Antônio Louzada, um dos pioneiros da indústria salineira em Acaraú.
 
- Família Moura - Também é descendente da pátria de Camões, através de Bento José de Moura, natural da Vila de Chaves, e que militou no alto comércio local.
 
- Família Martins - Também veio de Portugal, por intermédio do colono Manoel Martins dos Santos, que foi abastado (rico) proprietário em Mundaú.

- Família Rodrigues- Nos veio da Espanha, através do capitão Manoel Rodrigues, natural de Galiza.
 
- Família Silveira - Deriva de Portugal, por intermédio de "Joana Correia da Silveira, viúva portuguesa que, em 1750, desembarcou no Porto de Cacimbas", casando-se posteriormente com Francisco.
 
- Familia Teixeira Pinto, que viera de Uruburetama e era filho do colono português Manoel Coelho de Albuquerque.
 
- Família Silva Ribeiro - Provém igualmente da pátria de Cabral, através do capitão Manoel da Silva Ribeiro.


Fonte: A história de Acaraú-Liceu de Acaraú


Outras famílias que vieram povoando o Baixo Acaraú, através do Capitão Diogo Lopes de Araújo Costa, consoante escreve Dom José Tupinambá da Frota, em sua História de Sobral, procedem de D. Brites Vasconcelos, cujo pai o colono português Manoel Vaz de Carrasco. D.Brites casou-se com o Capitão-mor José de Araújo Costa, natural de Santa Lúcia de Barcelos, Arcebispado de Praga, em Portugal. Dando origem a:


Família Araújo Lopes. (De onde tem origem Lucivan Rios Silveira-autor do Acaraú pra recordar)