sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Igreja Matriz



Igreja Matriz Hoje

Igreja Matriz Antiga

Em meados do século XVIII os moradores da povoação de Acaraú, resolveram edificar uma capelinha, na qual seriam realizados os atos do culto cristão.

Há 2 de setembro de 1943, o Pe. Sabino de Lima Feijão, pensou na reforma total da Matriz, realizada pelo arquiteto e escultor italiano, Agostinho Baume Odísio.

A 28 de novembro de 1947, foi inaugurada a Igreja Matriz de Acaraú, com a benção de S.Exa. Dom José Tupinambá da Frota.Trata-se de um dos templos mais belos do interior do Ceará.

Igreja da Matriz da Virgem Poderosa - mede 2.460 m2, e a área coberta atinge 1.150m2. Seu carrilhão é composto de sete sinos, sendo que o maior deles pesa oitocentos quilos. Além disso, ostenta em sua torre um enorme relógio de quatro mostradores, e a lâmpada do santíssimo, junto ao altar-mor, feita em prata, pesa cerca 15 quilos. Além da Igreja Matriz, a Cidade de Acaraú conta com a Igreja de São Sebastião e a Capela de São Benedito, que foram construídas no mesmo período de construção da matriz, porém inauguradas antes.

Fonte: Acaraú Cidade Centenária-Nicodemos Araújo

Nenhum comentário: