quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Acaraú-Evolução Política e Cultural

Data de 31 de julho de 1849, depois de muito sacrifício, a lei que sancionou a autonomia política e administrativa da povoação da “Barra do Acaracu”, e na mesma data elevou esta à categoria de vila.

Passado algum tempo, criou-se o município, que necessitava de membros na Câmara para reger o destino da nova unidade de Federação, acontecendo em outubro de 1850 a eleição dos vereadores os quais em fevereiro do ano seguinte tomaram posse. Depois de 31 anos, os acarauenses conseguiram que a vila fosse elevada à categoria de cidade.

Logo após, criaram-se os distritos administrativos. E em 1889, proclamada a República no Brasil, criou-se em Acaraú o Clube Republicano que teve um importante papel na vida pública municipal. Realizou-se em 1963 o Plebiscito para a escolha do novo sistema de governo tendo como resultado o sistema parlamentar.

Passando por todo esse processo evolutivo político, Acaraú hoje é regido pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário seguindo o mesmo padrão do restante do país.

Fonte: A História de Acaraú-Liceu de Acaraú

Nenhum comentário: