quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

3-Aspectos Geográficos

O município de Acaraú tem um clima agradável. Está localizado no litoral, o que permite que a temperatura seja amena e fresca, por volta dos 27°C. Em agosto e Setembro sopram fortes ventos.

A flora de Acaraú varia de um lugar para outro; no litoral, a vegetação é rasteira, contrastando com altos coqueirais. Os manguezais têm uma grande importância para o meio ambiente, pois é neles que se reproduzem muitas espécies animais (caranguejos, siris, etc).

O Acaraú tem seu relevo plano, apresentando poucas e pequenas elevações; também apresenta formações de terras cercadas de água.

A rocha cenozóica, como grupo barreira, que se expõe por toda faixa costeira, recobrindo 50 km do continente. São sedimentos arenosos e labirínticos que recobrem unidades estratigrafias; possui uma cor avermelhada e amarelada e suas coberturas com espessuras variadas até 24 m.

O solo é o chão onde nós pisamos. No município do Acaraú, ele se apresenta de formas variadas: arenoso, na sua maioria, por situar-se próximo ao mar e é argiloso ou aluvião parecido com barro, nas proximidades dos rios.

Hidrografia: O Rio Acaraú é o segundo maior rio do Ceará, com extensão de cerca de 320 km; ele recebe água de outros rios afluentes, os rios: Macacos, Feitosa, Jacurutu, Grociéras, Madeiras, Caibros, Jatobá, Jaibaras e Aracati-mirim.

Bacia hidrográfica: a bacia ocupa uma área de aproximadamente 14.000 km2 que refaz cerca de 10% da área do estado, estreitando-se próxima à costa. Apresenta um padrão de drenagem predominante angular onde são evidentes as feições estruturas tipo Riacho-fenda.

Fonte: A História de Acaraú- Liceu de Acaraú Maria Alice Ramos Gomes
Autor(a): Ana Rosa de Miranda

Nenhum comentário: